Como funciona uma bomba injetora
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Bombas injetoras são usadas para inserir fluidos em um sistema e produzir um fluxo de saída específico. As bombas mais comuns são as bombas injetores de diesel, bombas para água, bombas para produtos químicos e injetoras de fertilizantes.
Bombeamento
Uma bomba injetora de diesel força o fluido dentro dos cilindros do motor. Essas bombas devem ser operadas a altas pressões, pois a compressão deve forçar o fluido através dos tubos para o motor. Bombas de combustíveis eletrônicas contam com mecanismos de segurança que fazem o desligamento se o motor do veículo não tem pressão de óleo ou se ocorrer um acidente.
Quantidades medidas e tempo
A pressão da bomba injetora faz com que a mesma quantidade de fluido saia em cada compressão. Através das correias dentadas que servem para ativar os virabrequins e eixos de comando, as válvulas e pistões são mantidas em boas condições. As correias dentadas garantem que a bomba funcione em sincronia com as engrenagens do motor e se encaixem perfeitamente nele. A taxa máxima de saída depende das correias dentadas, que influenciam os níveis de injeção.
Manutenção do fluido
Conferir o fluido bombeado é um pré-requisito para manter o bom funcionamento e a vida da bomba injetora. A viscosidade do fluido afeta a performance da bomba injetora. Viscosidade é a espessura ou consistência de qualquer fluido: diesel, água, gasolina ou mistura líquida. A passagem do fluido através do tubo da bomba é chamada de fluxo linear. Como um operador, você deve estar atento a contaminações que podem causar o bloqueio dos filtros, dificultar a fluidez e deixar baixas as taxas de injeção.
Referências
Sobre o Autor
Annmicha Blugh has done extensive work for four years in the research and composition of several articles and papers in alignment with diverse themes. Working for Morgan State University "Spokesman" paper has opened the door to journalism and freelance writing. She is qualified with a Bachelor of Arts in English language and literature.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images