Como funciona uma bomba injetora

Bombas são usadas para diversos fins

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Bombas injetoras são usadas para inserir fluidos em um sistema e produzir um fluxo de saída específico. As bombas mais comuns são as bombas injetores de diesel, bombas para água, bombas para produtos químicos e injetoras de fertilizantes.

Bombeamento

Uma bomba injetora de diesel força o fluido dentro dos cilindros do motor. Essas bombas devem ser operadas a altas pressões, pois a compressão deve forçar o fluido através dos tubos para o motor. Bombas de combustíveis eletrônicas contam com mecanismos de segurança que fazem o desligamento se o motor do veículo não tem pressão de óleo ou se ocorrer um acidente.

Quantidades medidas e tempo

A pressão da bomba injetora faz com que a mesma quantidade de fluido saia em cada compressão. Através das correias dentadas que servem para ativar os virabrequins e eixos de comando, as válvulas e pistões são mantidas em boas condições. As correias dentadas garantem que a bomba funcione em sincronia com as engrenagens do motor e se encaixem perfeitamente nele. A taxa máxima de saída depende das correias dentadas, que influenciam os níveis de injeção.

Manutenção do fluido

Conferir o fluido bombeado é um pré-requisito para manter o bom funcionamento e a vida da bomba injetora. A viscosidade do fluido afeta a performance da bomba injetora. Viscosidade é a espessura ou consistência de qualquer fluido: diesel, água, gasolina ou mistura líquida. A passagem do fluido através do tubo da bomba é chamada de fluxo linear. Como um operador, você deve estar atento a contaminações que podem causar o bloqueio dos filtros, dificultar a fluidez e deixar baixas as taxas de injeção.

eHow Brasil
×