×
Loading ...

Perigos de um compressor de ar

O compressor de ar é um aparelho mecânico usado para puxar grandes quantidades de ar para dentro de um cilindro. A grande quantidade de ar é pressurizada devido ao espaço limitado disponível para o ar. Quando liberado por uma mangueira, o ar pressurizado do compressor tem várias utilidades. O compressor pode ser usado para encher pneus ou limpar sujeiras e resíduos de superfícies, porém há riscos que devem ser considerados para sua utilização apropriada.

Compressores de ar são perigosos (Torley: Flickr.com)

Ruptura

Um perigo comum dos compressores de ar é a possibilidade de ruptura do tubo por conta da pressão excessiva. O excesso de pressão dentro do compressor pode fazer o contêiner partir e explodir, por isso existe um medidor de pressão acoplado à máquina. O compressor deve vir com um manual e um rótulo de advertência explicando o que é considerado um nível perigoso de pressão.

Loading...

Vazamento de óleo

Muitos compressores de ar funcionam a óleo ou possuem um tanque de óleo para manter a máquina em funcionamento. Um vazamento pode ser perigoso. Se o compressor for usado em uma oficina onde maçaricos ou chamas sejam acesas, é muito perigoso, especialmente quando o vazamento não é detectado até que ocorra um incêndio ou uma explosão. Se o vazamento se infiltrar no tubo de ar do compressor, ele pode explodir.

Partículas externas

Se óleo ou água entrarem no tanque do compressor de ar, isso pode causar uma perigosa explosão. O óleo é inflamável e é uma das substâncias que podem causar explosões em condições de extrema pressão. A água também pode causar perigosas explosões se entrar no tanque.

Sobreaquecimento

Várias partes do compressor de ar apresentam possibilidade de explosão se expostas a chamas ou calor. Evite usar o equipamento próximo a outros aparelhos que produzam calor ou fogo para evitar riscos. Temperaturas perigosas incluem aquelas que causam queimaduras à pele humana. O calor do sol não causa o sobreaquecimento do tanque do compressor.

Prevenção e solução

O uso e a manutenção inapropriada permitem que vários eventos e circunstâncias aumentem os riscos de uso de um compressor de ar. Seguir as instruções do manual do equipamento garante que você está tomando os passos apropriados para evitar acidentes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...