×
Loading ...

Como funciona um cabo USB?

O USB estabeleceu um padrão de conectividade na indústria (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O que é um cabo USB?

USB significa "Universal Serial Bus" (barramento serial universal). Antes da introdução do protocolo USB, em meados dos anos 90, havia dois tipos de cabos para conectar computadores e periféricos -- os seriais e os paralelos. As portas paralelas eram utilizadas para transferir dados para armazenamento ou produção. Normalmente, uma impressora ou um disco rígido externo eram conectados via cabo paralelo. Os cabos seriais normalmente estariam ligados a dispositivos de interatividade humana, como mouses e teclados.

O USB foi a ponte entre paralelo e serial, eliminando a necessidade de múltiplas portas de dispositivos de entrada e saída. Ele também estabeleceu um padrão de conectividade na indústria.

Loading...

Como os cabos USB são feitos?

Como qualquer outro cabo periférico, um cabo USB blindado contém fiação que conduz eletricidade. Esta fiação envia mensagens, chamadas de pacotes de dados, pelo cabo. O principal objetivo da eletricidade é fornecer o mecanismo para a transferência de informações. Os cabos USB têm energia suficiente para carregar alguns dispositivos, como teclados, mouses ópticos e drives de memória.

As peças na extremidade de cada lado do cabo também têm significado. A maioria dos cabos USB são de A para B. O lado A é o plug plano, largo, que normalmente se conecta a um computador. Esta é a porta de entrada de onde parte a informação. Ele é chamado também de lado de entrada. O lado B é normalmente quadrado e se conecta a impressoras ou scanners. Este é o lado da corrente de saída, já que sua principal função é receber informações.

As câmeras digitais utilizam mini cabos USB. Eles têm um lado A de um lado e um lado B no outro, permitindo o tráfego entre as vias pelo cordão.

Como a informação vai e volta através do cabo?

Os cabos USB transportam corrente elétrica, o que empurra conjuntos de dados para frente e para trás entre os dispositivos. As portas USB estão ligadas diretamente à placa-mãe, estabelecendo conexão com o processador, disco rígido e software em operação simultaneamente.

As teclas digitadas e os movimentos do mouse são transferidos do dispositivo para o computador como impulsos elétricos, enviando informações específicas para o computador. O computador processa, então, a atividade por meio do software até o monitor.

No caso de uma impressora, a informação é enviada através de pacotes através do cabo até o dispositivo. A impressora tem seu próprio processador interno, que traduz os dados e os torna no item para impressão.

A placa-mãe funciona como o cérebro da operação, controlando o tráfego de e para os dispositivos e roteando as informações corretas até o local correto.

Loading...
Loading ...
Loading ...