×
Loading ...

Como funcionam as ferramentas pneumáticas?

As ferramentas pneumáticas possuem diversas válvulas e dispositivos de segurança (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Pressão do ar

As ferramentas pneumáticas funcionam pela pressão de ar, gerando a força necessária para mover a máquina. A pressão de ar é fornecida por um compressor. A ferramenta tem um mecanismo de bomba movida a gás que força continuamente o ar para dentro de um tanque de aço até que o ar torne-se pressurizado. A ferramenta pneumática fica ligada a uma mangueira, que por sua vez é ligada ao tanque por meio de uma válvula de ar.

Loading...

A mangueira de ar

O ar que fica no compressor está sob pressão constante, mas possui uma válvula de escape que só é ativada ou aberta quando a mangueira de ar da ferramenta pneumática está conectada. Então, o compressor abre a válvula e libera ar comprimido para a mangueira. O tubo tem uma segunda válvula de libertação de ar na outra ponta, que permanece fechada até que seja ligada à pistola de ar. Uma vez conectada, a válvula é aberta e ar comprimido é direcionado diretamente para a pistola.

Mecanismo de disparo

Todas as ferramentas pneumáticas, seja um martelo, catraca, jateador de areia ou outro instrumento movido a ar, tem sua própria válvula de liberação. Uma pistola de ar comprimido também possui um mecanismo de segurança na ponta, assim, o mecanismo de disparo é ativado apenas quando a ponta é pressionada de encontro a um objeto. Quando o gatilho da ferramenta é puxado, a válvula dentro da arma é aberta, proporcionando o fluxo de ar comprimido pela ferramenta. O ar então é usado para virar uma manivela ou motor de engrenagens (como em uma catraca) ou passa pelo cano para disparar um prego em alta velocidade.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...