×
Loading ...

Como funcionam os portões eletrônicos

Como funcionam os portões eletrônicos (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Introdução

Para abrir um portão eletrônico, basta apertar o botão do controle remoto de dentro do carro. A tecnologia envolvida é realmente fascinante quando se considera tudo o que ocorre. Além disso, se você perceber que seu controle é capaz de abrir outros portões, é sinal de que também possa estar convidando visitantes indesejados para sua casa.

Loading...

A mecânica básica para se abrir um portão eletrônico

Todos os portões eletrônicos operam com o mesmo princípio mecânico. Um motor elétrico é ativado por um conjunto duplo de contatores, os quais ligam o motor no sentido horário para levantar o portão. Em seguida, ele vai no sentido anti-horário para fechá-lo. A sequência de fora é realizada por pequenas chaves no fim de curso posicionadas ou sintonizadas com precisão para abri-lo e fechá-lo. Uma corrente, que se parece com as de uma grande bicicleta, converte o movimento de rotação do motor para levantar ou baixar o portão. Os interruptores de limite são geralmente colocados ao longo da borda superior dessa corrente.

Recursos de segurança

Alguns portões eletrônicos têm um sensor posicionado no batente a determinada altura para que, quando o portão estiver fechando e algo estiver no caminho, ele automaticamente pare e abra novamente. Esse recurso de segurança é recomendado para quem possui criança pequena ou animais. Ele também vai evitar danos ao carro caso você tenha que parar antes de entrar totalmente na garagem. Outro item de instalação recomendada é uma corda na borda superior do portão para abri-lo manualmente em caso de falta de energia ou falha no motor.

O controle remoto

O controle remoto usa uma frequência de rádio com uma potência bem baixa para controlar o portão. Trata-se de um sinal único que ativa os contatores do motor para levantar ou abaixar o portão. No interior do controle, é possível ver uma série de pequenos interruptores que podem ser ligados ou desligados. Esses interruptores devem corresponder uns com os outros, para funcionarem corretamente. Se seu controle remoto abrir outros portões da vizinhança, mude a configuração da frequência, evitando assim que outros controles abram seu portão sem autorização.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...