Funções do lobo temporal direito

blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com
O cérebro é a maior parte do encéfalo e é dividido em cinco sessões ou lobos: os da ínsula, os temporais, frontais, parietais e os occipitais. Cada um desses lobos possui funções distintas, às vezes divididas entre o lado esquerdo e o direito de cada lobo. Contudo, de acordo com o Manual Merck, essas funções agem de forma interligada a outras partes do cérebro ou ao lobo oposto. Os lobos temporais estão situados nos lados esquerdo e direito do cérebro, próximo de onde ficam as orelhas, e se estendem até quase a base da coluna.
Reconhecimento da Informação
Uma das funções primárias dos lobos temporais é o reconhecimento da fala, som e informação visual. Quando o lobo temporal não está funcionando adequadamente, a habilidade de entender o que as pessoas estão dizendo ou compreender informações visuais pode ser perdida. Os lobos direito e esquerdo trabalham juntos nesse processo. Problemas com o lobo direito, em particular, podem causar problemas na dicção ou na compreensão musical.
Relembrar informações
Os lobos temporais possuem um papel importante na memória quanto à recordação de informações fatuais. Eles agem, mais ou menos, como bancos de dados para pedaços discretos de informação e as classificam. O lobo temporal direito tem uma grande importância na recordação de músicas ou artes.
Experiência religiosa
Pesquisadores começaram, recentemente, a especular que os lobos temporais podem ser a parte do cérebro que é estimulada durante experiências espirituais ou religiosas. O Dr. Vilayanur Ramachandran da Universidade da Califórnia, São Diego, postulou que pacientes com epilepsia no lobo temporal parecem ter alta sensibilidade a experiências extraordinárias. O Dr. Melvin Morse da Universidade de Washington especula que o lobo temporal direito está frequentemente envolvido em experiências de quase morte e ou em outras incomuns. Ambos sustentam que localizar o ponto de tais experiências no cérebro não é um indicativo, de maneira alguma, da autenticidade da experiência em si.
Referências
Sobre o Autor
Bill Brown has been a freelance writer for more than 14 years. Focusing on trade journals covering construction and home topics, his work appears in online and print publications. Brown holds a Master of Arts in liberal arts from St. John's University and is currently based in Houston.
Créditos Fotográficos
blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com