Como fazer furos em vigas para instalação de luminárias embutidas

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

A iluminação embutida é instalada no teto de forma que fique nivelada com o teto, em vez de pendurada. Para garantir que uma luminária embutida pesada permaneça segura, é preciso fixá-la em vigas que a sustentem. Mesmo se ela for leve, pode ser preciso furar as vigas para passar os fios. De qualquer maneira, basta perfurar as vigas para concluir a tarefa.

Passo 1

Use um detector de vigas e procure no teto a viga onde deseja instalar a luminária. Marque levemente o teto com um lápis. Próximo a ela, corte um buraco na largura e comprimento da luminária, conforme as instruções fornecidas com o equipamento.

Passo 2

Segure a luminária bem abaixo do buraco feito no teto. Observe o local onde os fios serão fixados à viga. Marque a viga no local determinado. Dependendo da localização do furo, o ponto mais próximo da viga pode estar em qualquer parte inferior ou na lateral.

Passo 3

Coloque uma broca na furadeira de 2,5 a 5 cm mais longa do que a largura da viga que será furada. Se a parte inferior da viga estiver exposta, fure diretamente no ponto marcado. Se apenas a lateral dela estiver exposta, coloque a ponta da broca bem ao lado e perfure de forma perpendicular até a superfície acima da viga.

Passo 4

Coloque uma broca do tamanho recomendado pelo fabricante da luminária caso deseje prendê-la na viga. Fure a viga em todos os locais necessários para a fixação da luminária seguindo as instruções do fabricante.

Mais recentes

×