×
Loading ...

Por que o meu gato me traz animais mortos?

Muitas pessoas não gostam quando os gatos deixam animais mortos na porta ou dentro de casa. A primeira reação ao ver uma presa morta pode ser repulsa ou raiva. Apesar de serem presas de cachorros, coiotes e gaviões, os gatos também são predadores. Desde pequenos, os filhotes aprendem a aprimorar a habilidade de caça e o instinto de predador. Há vários motivos de gatos levarem animais mortos para seus donos.

Os gatos possuem instintos de caça (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Caçadores naturais

Os gatos são geneticamente programados para caçar. Apesar de serem animais domesticados, eles ainda possuem o instinto de perseguir e caçar uma presa. Os filhotes demonstram seu instinto predatório durante as brincadeiras, como quando se agarram com seus irmãos ou correm atrás de objetos que se movem. Eles também aprendem a caçar com suas mães. Uma fêmea pode levar um pássaro ou um rato morto e colocá-lo na frente dos filhotes para que eles comam. A mãe também pode levar uma criatura quase morta para os filhotes matarem. A mãe faz isso para ensinar os filhotes a caçar e matar.

Loading...

Explicação

Uma teoria sobre a razão de os gatos levarem animais mortos para casa é que eles acham que seus donos são filhotes gigantes que precisam ser alimentados. Os gatos podem levar os animais para os donos para tentar alimentá-los e cuidar deles como as mãe faziam quando eles eram filhotes. Os gatos selvagens costumam levar presas para comer depois. Já que os gatos domesticados são alimentados pelos donos, qualquer presa que eles levarem é algo extra para a dieta. A presa que não foi comida pode ser largada no chão ou o gato pode voltar depois para brincar com ela. Levar um animal morto para casa também pode ser uma forma de o seu gato lhe agradecer por alimentá-lo e de demonstrar suas ótimas habilidades de caça.

Reações

Os donos podem querer brigar ou punir o gato por matar a presa e levá-la para casa. Mas o seu gato ficará confuso se você brigar com ele, pois ele apenas está agindo como um gato. Até mesmo os gatos que não saem de casa podem demonstrar seus instintos de caça e levar um brinquedo para você. Em vez de ficar alarmado e com raiva, agradeça o seu caso pelo presente e depois jogue o animal morto no lixo ou enterre-o. Ao se livrar do animal morto rapidamente, você reduzirá o tempo que o seu gato fica exposto ao animal, que pode conter parasitas ou doenças.

Uma solução

Se você quiser encontrar uma presa diferente para o seu gato, prenda-o em casa e deixe-o caçar gatos de brinquedo com a erva catnip e outros brinquedos de gato. Permitindo que um gato domesticado cace brinquedos gastará as energias. Se o seu gato constantemente levar animais para dentro de casa, leve o animal de forma segura para outro lugar, como a varanda. Ao fazer isso, você mostrará ao seu gato em que área ele pode deixar a presa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...