×
Loading ...

Graduações e faixas do kickboxing

O kickboxing é uma arte marcial que permite tanto socos quanto chutes. Ele é praticado como um esporte de contato competitivo, um método de autodefesa e como um programa de fitness. Os sistemas de graduação de faixas são usados por algumas escolas de kickboxing como uma maneira de inspirar e demonstrar o avanço de um aluno no esporte.

O sistema de faixas de kickboxing ajuda a definir metas para os alunos (young boxer image by Andrejs Pidjass from Fotolia.com)

Sistema de graduação

As origens do kickboxing podem ser encontradas na arte marcial do muay thai. O muay thai, assim como o boxe comum, não possui um sistema de graduação; os lutadores são classificados apenas por seu registro competitivo. O kickboxing competitivo não usa necessariamente um sistema de graduação. Porém, muitas escolas agora introduziram um sistema de faixas baseado naquele usado no karatê. Isto ajuda a definir metas para os alunos. De acordo com Roos O'Donnell em "O melhor exercício para boxe e kickboxing", o sistema de faixas ajuda os alunos a "reconhecerem realizações pessoais e a motivá-los a progredirem mais".

Loading...

Faixa branca

Assim como no karatê, os sistemas de graduações de faixas usados no kickboxing começam com a faixa branca. Se você se inscrever em uma escola que emprega tal sistema, automaticamente receberá uma faixa branca. Esse é o sinal do iniciante sem treino, a cor representa inocência e, portanto, ausência de perigo.

Faixas coloridas

De acordo com "Kickboxing" de Eddie Cave, um aluno de faixa branca progride para faixas amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom. Existem variações entre escolas. A Escola Britânica de Kickboxing, por exemplo, recompensa com uma faixa vermelha antes da amarela e também inclui faixas extras listradas nas graduações finais. É necessários cerca de 4 meses para avançar entre as graduações nesta escola. O tempo de avanço é mais longo em escolas com menos faixas.

Faixa preta

Se você estiver treinando em uma escola que usa o sistema de graduação de faixas, o seu objetivo final será obter uma faixa preta. Assim como na graduação do karatê, uma faixa preta em kickboxing representa a conclusão de seu treinamento básico. Porém, o treinamento não acaba aqui. Como foi destacado pelo website Fightscope, um kickboxeador pode continuar seu treinamento com as faixas pretas finais, o 1°, 2° e 3° níveis dan.

Tempo de treinamento

Progredir de uma faixa branca para uma faixa preta pode levar muito tempo. John Ritschel, em "The Kickboxing Handbook", diz que pode ser necessário de três a quatro anos para obter uma faixa preta. Porém, o sistema de graduação de faixas não é oficialmente regulado e os padrões podem diferenciar entre as escolas. O website Fightscope considera de seis a sete anos como uma quantidade de tempo respeitável para conseguir uma faixa preta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...