Como fazer um "Hand Pan Drum"

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

O som dos tambores de aço traz à lembrança as músicas do mundo e as ilhas de férias paradisíacas. Uma versão menor do familiar tambor feito de tanque de óleo é o de frigideira de cozinha -- o "hand pan drum". Curiosamente, seu construtor e principal fabricante está na Suíça, e não no Caribe. O "hand pan drum" (tambor de panela) tem uma cobertura e é tocado com as mãos. O seu som distinto provém da vibração de ar dentro das duas metades metálicas. Quando tocado individualmente, cada tambor tem até nove notas, uma oitava mais uma nota base baixa. Os tambores são caros e escassos. Uma alternativa desafiadora é fazer o seu próprio tambor.

Passo 1

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Corte ou molde as folhas de aço de calibre 20 nas formas arredondadas de tambor necessárias. Meça duas peças para criar duas metades que se encaixem perfeitamente. Cada metade do tambor-panela tem seu próprio papel na criação do som. O lado superior, chamado "ding", tem as áreas dos oito tons que criam as notas. Estas estão marteladas à volta de uma cúpula central em forma de gongo. O lado inferior é chamado "gu" e tem uma cavidade sonora também chamada "gu".

Passo 2

Meça o diâmetro para que seja suficientemente largo para segurar no seu colo quando estiver sentado e de pernas cruzadas, e suficientemente pequeno para que possa mudar a posição do seu corpo para variar o som que o tambor produz. Ele deve parecer um grande prato coberto, com o topo e a base circulares e arredondados -- um pouco como um disco voador.

Passo 3

Corte ou use a broca para fazer um buraco circular na parte inferior do tambor. Deve ser grande o suficiente para sua mão caber lá dentro.

Passo 4

Trate o aço a calor para o fortalecer e dar-lhe mais durabilidade. Vá a uma serralharia para fazer esta operação ou use um forno específico ou maçarico.

Passo 5

Prepare a área das oito notas no topo do tambor usando um martelo, uma ferramenta de martelar de joalheiro ou um grande rolamento agarrado ao cabo duma chave inglesa. Experimente as várias formas de fazer as impressões no tambor e use um afinador cromático para ajudá-lo a saber quando atingiu a nota desejada.

Passo 6

Continue a afinar cada nota em relação às demais à medida que as vai criando. Você precisará de várias tentativas e paciência para criar a escala completa de oito notas à volta do círculo do tambor.

Mais recentes

×