×
Loading ...

A história do megafone

Os megafones, também chamados megafonos ou porta-vozes, são dispositivos utilizados para amplificar a voz humana. Eles são instantaneamente reconhecíveis pela sua distinta forma cônica, que concentra as ondas sonoras para fazê-las viajar mais longe do que normalmente viajariam. De uma forma ou de outra, esses instrumentos têm sido usados ​​por milhares de anos. O megafone elétrico, uma invenção muito mais recente, incorpora um alto-falante para amplificar ainda mais a voz.

Os megafones têm sido usados há milhares de anos (blue and beige megaphone image by Wayne Abraham from Fotolia.com)

Invenção

Na Grécia antiga, no século 6 aC, as máscaras teatrais contavam com um bocal cônico que amplificava a voz, tornando-as os primeiros exemplos de um princípio de megafone. De acordo com o site Design Real, foi apenas em 1650 que Athanasius Kircher, um jesuíta alemão, inventou o megafone moderno. Em 1672, Sir Samuel Morland inventou a trombeta falante, uma variação do megafone de Kircher. O megafone de Morland foi construído em vários tamanhos e era considerado um instrumento.

Loading...

Megafone elétrico

Em 1919, Edwin S. Pridham desenvolveu o primeiro microfone e amplificador eletrônico. A tecnologia que ele desenvolveu mais tarde seria integrada ao primeiro megafone eletrônico, de acordo com o site Old Picture. Conforme equipamentos elétricos tornaram-se mais enxutos, o megafone passou a ser uma unidade portátil de mão sem um amplificador externo.

Tipos

Os megafones ainda são encontrados em variedades acústicas sem amplificadores eletrônicos embutidos. Operados a pilhas, estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e com uma variedade de recursos. Alguns deles oferecem opções para transmissão de música, alteração da voz e produção de sirene para controle de multidões, de acordo com o site Audiolinks.

História no cinema

Cecil B. DeMille foi o primeiro diretor a usar um megafone durante as filmagens de um filme, de acordo com o site Internet Movie Database. De acordo com uma lenda de Hollywood, DeMille usou o megafone para se comunicar com os atores durante a gravação de uma grande cena de batalha em 1913. Hoje, o megafone é uma adição icônica da indumentária de um diretor.

Aplicações

Os megafones sempre foram utilizados para dirigir-se a multidões, no lugar de um microfone. Eles têm sido notoriamente utilizados como ferramentas para manifestantes, policiais, diretores, salva-vidas e políticos. Hoje, os megafones acústicos ainda são usados ​​por muitas culturas indígenas durante os ritos e cerimônias religiosas tradicionais, incluindo por culturas distintas entre si, como as africanas, brasileiras e suíças, de acordo com Audiolinks.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...