A história do Microsoft Power Point
Board Room image by Allyson Kitts from Fotolia.com
Hoje, ele é usado numa variedade de profissões diferentes e tem sido uma ferramenta para apresentações em salas de reuniões ou em salas de aulas. A origem do software PowerPoint pode ser rastreada até a metade do anos 80, mas o programa ganhou popularidade depois de ser adquirido pela Microsoft e ter sua tecnologia desenvolvida.
Primeira Versão
seven slides. all slides mine image by Pavel Losevsky from Fotolia.com
Em 14 de agosto de 1984, começou o desenvolvimento do programa, conhecido como Presenter, pela companhia de software Forethought Inc. Foi reconhecido na época como um dos primeiro programas para computadores pessoais que poderia ser usado para criar slides de apresentações. Os recursos da versão inicial incluíam uma escolha de cor de 236 possibilidades. Quando o programa foi lançado para o mercado em geral no começo de 1987, era direcionado para usuários Macintosh.
Compra pela Microsoft
computer system image by patrimonio designs from Fotolia.com
Em agosto de 1987, a Forethought Inc. foi comprada pela Microsoft por 28 milhões de reais. A Forethought foi incorporada à unidade de negócios gráficos da Microsoft e o programa de apresentação foi aperfeiçoado pelo pessoal da empresa. Um mês depois da aquisição, uma versão melhorada do Presenter foi lançada, mas foi renomeada de PowerPoint por causa da preocupação com a marca. A nova versão da Microsoft era compatível com Macintosh e com sistemas de computadores baseados no DOS.
A resposta morna
3d graphic image by Clark Duffy from Fotolia.com
O PowerPoint não era muito usado pelos profissionais quando foi lançado, principalmente por causa do custo. Muitas empresas optaram por continuar usando transparências para realizar suas apresentações. Os slides de cores gráficas que eram necessários para o PowerPoint eram caros naquela época. Em geral, somente grandes companhias usaram o PowerPoint como um substituto de ponta para suas transparências.
Parceria com a Graphics Company
red bordered templates image by leafy from Fotolia.com
Num esforço para aumentar as vendas, a Microsoft realizou uma parceria com uma companhia de software adversária, a Genigraphics, em 1988. A Genigraphics concordou em criar slides de cores para usuários do PowerPoint, e quando a versão 2.0 foi lançada naquele ano, a parceria foi consumada. Antes do negócio, a Genigraphics vinha criando apresentações gráficas para grandes empresas e por isso possuía modelos padrão para utilizar.
Anos 90
compact discs image by tim elliott from Fotolia.com
A Microsoft continuou aperfeiçoando os recursos do PowerPoint e novas versões foram lançadas durante os anos 90. Nesta década, a companhia de software introduziu a Suite Office de seus produtos que iam instaladas nos computadores. Enquanto o Word e o Excel eram os dois programas mais populares da suíte, consumidores começaram a notar o PowerPoint, que também estava incluído no pacote. Os consumidores também começaram a fazer apresentações no PowerPoint sozinhos conforme os programas ficavam mais fáceis de usar e com preços mais baratos. Isso resultou na perda do intermediário - a Genigraphics.
Versões Modernas
email image by Jaroslav Pohl from Fotolia.com
O PowerPoint continuou a ser aperfeiçoado no novo século para se adaptar às muitas mudanças que ocorreram no final dos anos 90, incluindo a introdução do software Windows da Microsoft, o e-mail e a Internet. As novas versões possuíam som, efeitos especiais e a capacidade de criar animações. As apresentações do PowerPoint não precisavam mais serem mostradas somente em projetores grandes, elas podiam ser mandadas por email e visualizadas nos computadores pessoais também.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Dave Fidlin is a Milwaukee-based journalist and freelance writer. For more than eight years he wrote exclusively for a weekly community newspaper. He now composes pieces for a variety of print and online publications.
Créditos Fotográficos
Board Room image by Allyson Kitts from Fotolia.com