Como fazer um holograma com espelhos

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Faça um holograma com espelhos para aprender sobre a refração da luz e fotografia. Os hologramas são usados de diversas formas, ​​de passaportes até caixas de cereais. Embora a teoria por trás da imagem holográfica seja simples, na realidade capturar o holograma pode ser muito complicado. Usando apenas espelhos (sem um prisma ou outras lentes), você pode criar um holograma simples. Além dos espelhos, outros materiais são necessários para fazê-lo.

Passo 1

Monte sua mesa ótica em uma sala sem interferência do ar ou vibrações. Use qualquer mesa estável e adicione bordas de madeira; em seguida, preencha a área delimitada com areia para amortecer quaisquer possíveis vibrações.

Passo 2

Comece a montar o holograma. Acenda a luz de segurança do quarto escuro. Coloque o espelho côncavo em um suporte, de modo que seu centro esteja na mesma altura que o feixe de laser (o emissor dele está atrás do objeto). Posicione o espelho plano de modo que o feixe de laser, direcionado a partir do espelho côncavo, atinja-o atrás do objeto. A placa holográfica deve ser posicionada de modo a estar completamente banhada pela luz do feixe refletida do espelho plano. Coloque o papel cartão branco na frente do laser para bloquear o feixe.

Passo 3

Exponha a imagem. Com extremo cuidado para não causar vibrações ou deixar qualquer coisa (incluindo roupas) esbarrar contra a arrumação, você está pronto para revelar o holograma. Deixe as luzes verdes acesas, mas desligue todas as outras e tenha certeza de que o lado pegajoso (emulsão) da placa holográfica esteja voltado para o objeto (entre o reflexo do espelho plano e o objeto). Levante cuidadosamente o papel cartão (bloqueando o feixe) de seu suporte, ainda bloqueando o laser, e segure-o firmemente de 30 a 60 segundos. Levante o cartão para revelar o feixe e mantenha-o em posição com o laser exposto de 6 a 10 segundos.

Passo 4

Revele o holograma. Rotule cada bandeja (revelador, alvejante ou detergente). Preencha as bandejas de acordo com os rótulos. O revelador consiste em 50ml (a) + 50 ml (b) + 50 ml bem misturados de água destilada. Coloque a placa holográfica na bandeja de revelação e agite o líquido levantando uma extremidade da bandeja a cada dois minutos. A placa revelada se tornará muito escura. Na pia, coloque-a dentro de um recipiente que seja profundo e estreito o suficiente para que não fique na horizontal. Coloque a placa sob água corrente por três minutos.

Passo 5

Alveje o holograma. Coloque a placa holográfica com cerca de 150 ml de alvejante na próxima bandeja e agite como no passo 4. Faça isso até que todos os resíduos escuros (prata) sejam removidos. Continue agitando por mais 30 segundos. Lave na pia como no Passo 4. Use uma terceira bandeja para o Photo-Flow e, seguindo as instruções na garrafa, mergulhe nela o holograma revelado, alvejado e enxaguado. Escorra a placa e seque com pano que não solte fiapos. Com movimentos rápidos de um lado para o outro, use um secador de cabelo para secar completamente a placa em um ambiente aquecido.

Mais recentes

×