Como um homem pode disfarçar um queixo curto
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images
Alguns homens acreditam que uma mandíbula proeminente contribui para um visual mais atraente ou bem-sucedido do que um queixo estreito ou recuado. Se você não possui naturalmente uma mandíbula avantajada, pode disfarçar seu queixo estreito com o uso estratégico de pelo facial ou, em casos extremos, cirurgia plástica.
Barba completa
Cultivar uma barba farta dará mais controle sobre a forma aparente do seu rosto. Ao deixar a barba maior no queixo, este parecerá menos recuado. Mesmo uma barba curta pode acrescentar definição ao seu rosto e diminuir o efeito visual de um queixo pequeno. Por outro lado, uma barba por fazer pode piorar a aparência, criando um visual malcuidado ou reduzindo a definição do formato do rosto sem um efeito favorável.
Costeletas e faixa de queixo
De acordo com a especialista de carreira e visagismo Lizandra Vega, costeletas curtas podem compensar um queixo estreito, enquanto as longas enfatizam um rosto pequeno. Uma barba sem bigode contornando a linha da mandíbula, conhecida como "chinstrap" (faixa de queixo) é tão eficiente quanto uma barba cheia para destacar o queixo. Quando este for estreito ou a mandíbula triangular, costeletas longas e grossas ou uma faixa de queixo podem adicionar volume ao formato do rosto e auxiliá-lo a obter um contorno mais harmonioso.
Cavanhaque
Se não quiser deixar a barba crescer, mas quer deixar o queixo mais destacado, considere usar um cavanhaque. Apare-o quadrado ou arredondado, evitando o formato triangular, para dar a ilusão de um queixo mais largo. Cavanhaques podem ser usados com ou sem bigode. Um cavanhaque comprido, que vai além do queixo até a lateral do rosto, pode contribuir com o efeito.
Cirurgia no queixo: mentoplastia
Em casos mais extremos, uma forma de cirurgia plástica chamada "mentoplastia" pode alterar sua estrutura facial para trazer o queixo para frente. Esta cirurgia poderá deixar o seu rosto com uma forma mais harmoniosa. Durante o procedimento, o paciente fica sob anestesia geral, enquanto o cirurgião remove e reposiciona uma parte do osso da mandíbula, trazendo-a pra frente para depois fixá-la com fios ou uma pequena placa.
Referências
- O guia do completo idiota para etiqueta nos negócios; Mary Mitchell et al [em inglês]
- A imagem do sucesso; Lizandra Vega [em inglês]
- DrBenvenuti.com: Reposicionamento de queixo [em inglês]
Sobre o Autor
Benjamin Twist has worked as a writer, editor and consultant since 2007. He writes fiction and nonfiction for online and print publications, as well as offering one-on-one writing consultations and tutoring. Twist holds a Master of Arts in Bible exposition from Columbia International University.
Créditos Fotográficos
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images