As diferenças entre rostos masculinos e femininos
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Homens e mulheres diferem não apenas no que diz respeito a necessidades emocionais, como também no que tange a aparência física. As diferenças mais significantes entre homens e mulheres são muitas vezes vistas nos traços físicos e nas características da face. Não é apenas uma característica física que diferencia os rostos de homens e mulheres, mas uma variedade de fatores que influenciam o desenvolvimento das características faciais femininas e masculinas.
Formato do rosto
O rosto feminino considerado anatomicamente atrativo tende a ter um formato de coração, com bordas arredondadas partindo desde a linha do cabelo até o queixo. Os homens tendem a ter rostos quadrados com o contorno do cabelo mais intricado e maxilares levemente quadrados. Os homens tendem a ter rostos mais longos na parte de baixo para acomodar um lábio superior maior e um queixo mais extenso. O site "FacialFeminizationSurgery.info" relata que os perfis faciais masculinos e femininos também diferem. Os femininos tendem a ser mais planos, enquanto que a testa masculina tende a se inclinar para trás e a parte mais inferior de suas faces tendem a se projetar para frente.
Características faciais
As sobrancelhas das mulheres são mais arqueadas e se posicionam mais alto sobre as bordas dos olhos, enquanto que as dos homens se posicionam levemente acima do osso da testa. Muitas vezes, as sobrancelhas dos homens também são volumosas e retas, sem arqueamento. As mulheres possuem narizes menores, de formato mais curto e com dorsos e narinas mais estreitas. O lábio da mulher e a ponta do nariz tendem a apontar para cima. Os homens têm uma distância maior entre a base do nariz e o topo do lábio. As mulheres muitas vezes possuem uma inclinação recessiva entre o lábio superior e o nariz. As mulheres tender a ter olhos com uma aparência maior, e a forma da borda acima da testa influencia o formato dos ossos da bochecha.
Estrutura óssea
O site "FacialFeminizationSurgery.info" relata que a saliência da testa é maior nos homens. A saliência da testa é a cumeeira horizontal que atravessa a testa acima dos olhos. As mulheres tendem a ter testas mais arredondadas e verticais. Elas também possuem bochechas mais cheias e arredondadas e tendem a ter os ossos dessa região mais altos do que os homens. Os homens tendem a ter bochechas mais ocas, os ossos do maxilar são mais largos do que nas mulheres; é por isso que os músculos ligados aos cantos do osso maxilar tendem a ser mais robustos. A linha maxilar da mulher forma uma curva mais suave que se estende da orelha até o queixo. A linha maxilar masculina é mais reta partindo do ouvido e daí de forma mais angular até o ouvido.
Contraste de características
De acordo com o professor da Faculdade Gettysburg, Richard Russell, cujo estudo apareceu em 2009 (consulte a seção "Referências"), a pele de todas as mulheres, independente da raça, tende a ser mais clara do que a dos homens. No entanto, as mulheres possuem mais características contrastantes do que os homens. A cor do lábio e dos olhos são mais escuras entre as mulheres, mesmo a cor da pele sendo mais clara.
Textura da pele
As mulheres tendem a ter a pele mais fina do que os homens. O site "GrowingBolder.com" relata que isso se dá pelos níveis mais altos de testosterona nos homens. Além disso, as camadas da dermes e a epidermes masculina são mais grossas devido às maiores quantidades de elastina e colágeno. Os homens também tendem a ter poros maiores e mais oleosos do que as mulheres.
Referências
- Facial Feminization Surgery Info: Cirurgia de feminização facial [em inglês]
- Gettysburg College: Como a pele é beleza? Professor de psicologia responde [em inglês]
- WebMD.com; Cuidados faciais para homens; Peter Jaret; 21 de julho de 2009 [em inglês]
- Growing Bolder.com: Os homens possuem pele mais grossa do que as mulheres [em inglês]
Sobre o Autor
Victoria Ramirez has been writing professionally since 2009. She has a background in health and human services, and contributes her expertise to several online publications. Ramirez received her Bachelor of Arts in psychology from California State University, Bakersfield, where she graduated with honors in 2004.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images