×
Loading ...

Como os homens se vestiam nos anos 60?

Os anos 60 foram tempos turbulentos para política, música e moda masculina. Influenciado pelos Beatles, hippies e Ásia, a moda masculina incorporou muitas mudanças, de roupas até cabelos e sapatos. Homens abraçaram cores brilhantes e padrões mais ousados para expressar o seu novo senso de liberdade. Um número de modas foram passageiras e acabaram quando a década se encerrou, mas algumas ainda permanecem vivas em um estilo 'retro' dos filmes.

Comum nos anos 60, a jaqueta Nehru ainda é usada por homens hoje (Creatas/Creatas/Getty Images)

Ternos

Ternos masculinos em 1960 levaram a uma quebra radical do estilo tradicional, monocromático e escuro da geração anterior. Visto em alguns filmes do James Bond, o terno do príncipe de Gales recebeu um estilo um pouco mais ousado. As listras azuis e brancas criaram um apelo mais ameno para a moda do verão. Os ternos de veludo com coletes de brocado de ouro e camisa bordada fizeram grande sucesso nos anos 60 e ressurgiram em 1990 com os filmes de "Austin Power". A principal evolução foi lapelas estreitas nos ternos e gravatas finas, com 2 centímetros de comprimento, enquanto o terno 'Edwardian' ficou sem colarinho. O terno de uma cor só, como os totalmente brancos, refletiam o estilo minimalista italiano.

Loading...

Calças

O estilo das calças estreitas media 40 até 42 centímetros de largura nas pernas e ficando mais estreitas das coxas até o tornozelo. Seu estilo estreito fazia os homens parecerem mais altos. Estas calças faziam levantar o fundo das calças e acabaram tornando-se obsoletas no final dos anos 60. O estilo sem cintura ou hip-hugger ficava abaixo do umbigo, geralmente expondo-o e eliminando o uso do cinto. Mais tarde nessa década, as boca de sino substituíram as calças finas. Ao longo do período, os homens vestiram calças com desenhos, listras, xadrez e padrões coloridos.

Jaqueta Nehru

A jaqueta Nehru, criada em 1960 na Índia, criou um sensação de moda dos anos 60 para os homens em todo o mundo. Com o seu colar mandarim - uma gola curta e alta - e um corpete apertado, era frequentemente vestida pelos Beatles e outras celebridades. De cumprimento até o quadril e feita de seda, bordada ou plana, a jaqueta Nehru tinha até oito botões na frente sem botões. Hoje ainda é vestida por homens e mulheres.

Sapatos

Os sapatos winklepicker de ponta fina e cano alto datam do período medieval, mas ganharam um status de novo pelos homens da década de 60. Renomeados de bota de Chelsea, seu salto cubano de 5 centímetros quadrados foi o primeiro calçado com salto para homens na época. O sapato tinha zíper e laterais elásticas, e vinha com couro em qualquer cor. Sandálias, mocassins e pés descalços começaram a substituir o estilo de sapatos mais tradicionais, como o loafer, oxford e de salto baixo.

Penteados

Os penteados dos homens deixaram de ser curtos para se tornarem longos - tanto quanto o das mulheres - durante os anos 60. Moda no início da época, o estilo mot-top tinha um corte curto e em linha reta com um cabelo de cumprimento curto nas costas, sobre as orelhas nas laterais e franja na frente. O cabelo em forma de panela ou tigela era curto atrás, laterais e frente, como se estivesse colocando uma tigela na cabeça. No final dos anos 60, o cabelo longo dos homens era mais elegante e usado solto ou amarrado em rabo de cavalo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...