Como conectar uma Canon Rebel a um PC
As câmeras Digital Rebel DSRL da Canon já foram lançadas há algum tempo. A empresa lançou a primeira Digital Rebel em 2003, o modelo EOS 300D. Muitas outras Rebel vieram depois, da XT ou 350D, em 2005, até a Rebel T3i ou 600D, em fevereiro de 2011. Obviamente, todas tiram fotos digitais, sendo fácil transferi-las ao PC.
Step 1
Ligue a sua Digital Rebel e tire algumas fotos. Certifique-se de que o cartão de memória esteja com imagens, ou o PC não irá reconhecer a câmera. O formato de arquivo deve ser JPG (e não RAW, que não possui compressão e nem processamento) para que as fotografias sejam detectadas pelo computador.
Step 2
Desligue a câmera e conecte em sua entrada lateral o cabo USB. A ponta pequena do cabo é encaixada na máquina, enquanto a maior é ligada à entrada USB de seu computador. Ligue a câmera. Em um PC rodando o Windows XP ou sistemas mais recentes, você não necessariamente precisará instalar o aplicativo da Canon que vem junto com a Digital Rebel. O Windows detectará a sua máquina (ou, mais precisamente, as imagens JPEG em seu cartão de memória) e carregará o "Visualizador de Fotos do Windows" ou a "Reprodução Automática". Clique em "Importar imagens e vídeos usando o Windows" para carregar o Assistente e transferir suas imagens.
Step 3
Instale o aplicativo da Canon que vem com a sua Rebel se você quiser ter maior controle sobre suas imagens. Você precisará usar este programa se quiser tirar fotografias no formato RAW, mas também é útil para transferir e editar imagens. Execute o CD que vem com a câmera ou baixe o respectivo software no site de suporte da Canon. Uma Canon Rebel vem com diferentes programas que podem ser instalados: EOS Utility, Picture Style Editor e ZoomBrowser. O último substitui o Microsoft Transfer Utility. Após instalar o aplicativo específico, você poderá usá-lo para transferir fotos sempre que conectar a câmera via USB, como na segunda etapa.
Step 4
Remova o cartão de memória da Rebel e insira-o diretamente em seu PC, desde que tenha um leitor específico. A maioria dos laptops vendidos desde 2009, tal qual alguns PCs, possuem leitores de cartão já de fábrica. Tais leitores dispensam o cabo USB para transferir fotos e permitem que você use o cartão como um drive interno, copiando imagens dele para uma pasta em seu computador. Quando inserido em um computador com Windows Vista ou 7, as fotos serão detectadas e o aplicativo de transferência será carregado, tal qual nas etapas 2 e 3 acima.
Sobre o Autor
Living in Canada, Andrew Aarons has been writing professionally since 2003. He holds a Bachelor of Arts in English literature from the University of Ottawa, where he served as a writer and editor for the university newspaper. Aarons is also a certified computer-support technician.