Requisitos de sistema para o Android X86
Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images
O Android X86 é um projeto que implementa a versão de código aberto do sistema operacional móvel Android para computadores e tablets. "X86" refere-se a um processador X86 de 32 bits. Esse projeto é pequeno e não afiliado com o sistema Android oficial. O sistema não possui requisitos de sistema tradicionais, como um sistema operacional padrão; em vez disso, possui uma lista de sistemas testados. Ao instalá-lo, escolha uma versão que combine mais com o seu computador.
Sistemas testados
O Android X86 foi testado com seis diferentes sistemas e fabricantes. O sistema possui arquivos de instalação configurados para laptops e EeePCs da marca ASUS, bem como o Dell Inspiron Mini Duo Tablet PC. O resto dos computadores testados são, na verdade, os tablets, incluindo a ThinkPad x61 da Lenovo, o ViewPad 10 da ViewSonic, o Q1U da Samsung e o Viliv S5. Mesmo se o seu computador não tiver sido testado, você ainda poderá experimentar o Android X86. Seus desenvolvedores recomendam utilizar a versão mais recente do seu sistema ou a criação de um destino com base nas instruções do seu site . Essas instruções estão disponíveis na barra lateral esquerda. Clique em "Documentação e em" Adicionar Novo Destino".
Baixando o Android X86
Todos os downloads no Android-X86.org vêm em formato "ISO" - um arquivo que contém a cópia exata de um disco. Os downloads são separados por versões antigas, estáveis e lançamentos instáveis. Escolha uma estável que corresponda melhor ao seu computador. Um arquivo "ISO" é normalmente gravado em um CD, mas possui apenas 70MB aproximadamente e só preenche cerca de 10 por cento de um disco. O método mais fácil é criar um drive USB inicializável. O Android-X86.org recomenda utilizar o "UNetbootin", do http://unetbootin.sourceforge.net/. Caso queira criar um CD de inicialização, o Windows também oferece o "Windows Disc Image Burner".
Instalando o Android X86
Você não precisa necessariamente instalar o Android X86 em seu computador para executá-lo. É possível utilizá-lo diretamente do CD ou USB. Quando vir o menu de inicialização do Android, selecione "Live CD - Executar o Android sem instalação". É uma boa opção para testar a compatibilidade do sistema antes de instalá-lo. Se desejar instalá-lo, selecione "Instalação - Instale o Android no disco rígido". Escolha uma partição no menu de partição. A instalação pode ser feita em um disco rígido externo, drive USB ou em uma partição do seu sistema. Escolha um formato para o seu sistema. "Ext2" e "ext3" são sistemas de arquivos do Linux, enquanto o "NTFS" é o sistema padrão do Windows. O "FAT32" é um sistema básico compatível com vários sistemas operacionais, mas o Android X86 não salva nesse formato. Escolha "Sim" quando for solicitado se desejar instalar o "bootloader" (gerenciador de inicialização). Se tiver o Windows instalado, o sistema perguntará se deseja incluir o Windows no "bootloader". Quando a instalação for concluída, você poderá executar o Android X86 ou reiniciar o computador.
Erros em potencial
Devido à grande quantidade de computadores não testados, o Android X86 pode não ser um sistema operacional estável para seu computador. Em setembro de 2011, as notas de lançamento para sua versão estável mais recente, a 2.2, indicavam que a câmera não funcionava. Também não era possível acessar o Wi-Fi e a Ethernet simultaneamente. O seu computador também pode não ser capaz de lidar com a opção "Suspender" ao executar o Android X86. Esses erros, entretanto, não devem afetar seu uso no computador.
Referências
- "PC Magazine" Encyclopedia: x86 [em inglês]
- Android X86: Notas da versão 2.2-r2 [em inglês]
- Android X86: Projeto Android X86 - Executando o Android em seu computador [em inglês]
- Android X86: Download [em inglês]
- Android X86: Instalação [em inglês]
- How-to Geek: Executando o Android em seu netbook ou desktop; julho de 2010 [em inglês]
Sobre o Autor
Ashley Poland has been writing since 2009. She has worked with local online businesses, supplying print and web content, and pursues an active interest in the computer, technology and gaming industries. In addition to content writing, Poland is also a fiction writer. She studied creative writing at Kansas State University.
Créditos Fotográficos
Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images