Em que idade um gatinho pode usar coleiras antipulgas?

Os filhotes de gatos precisam de cuidados suaves quando são infectados por pulgas

kitten image by Litle from Fotolia.com

Um filhote de gato infestado com pulgas pode ficar anêmico devido aos parasitas que consomem seu sangue, segundo o site VetInfo. Contudo, usar coleiras antipulgas para livrar-se desses insetos em gatinhos pode ser problemático, pois eles têm sistemas nervosos delicados.

Idade recomendada

Um filhote com menos de oito semanas de idade nunca deve usar uma coleira antipulgas ou ser tratado com qualquer outro produto químico contra elas. Esses produtos são fortes demais para animais muito novos. Algumas marcas recomendam que os filhotes tenham pelo menos 12 semanas de idade antes do tratamento.

Produtos felinos

Se o filhote tiver idade o suficiente para usar uma coleira antipulgas, ele deve usar um fabricado para gatos. Nunca use uma coleira para cães em um gato, pois elas não são seguras para felinos.

Opinião de especialistas

De acordo com a University of Iowa College of Veterinary Medicine, as coleiras antipulgas não são tão eficazes em erradicar as infestações em qualquer animal. Usar uma em um gatinho pode apresentar mais riscos do que benefícios à saúde.

Ambiente

Se um filhote de gato estiver infectado com pulgas, apenas colocar uma coleira antipulgas no animal provavelmente não funcionará. Esses insetos põem seus ovos em carpetes e roupas de cama, então o gatinho acabará infectado novamente se você não tratar o ambiente.

Método alternativo

O site VetInfo diz que uma maneira alternativa segura para erradicar as pulgas de gatos muito novos é dar um banho neles com xampu para bebês ou detergente neutro e pentear seus pelos com um pente fino duas vezes por semana, durante duas semanas.

eHow Brasil
×