×
Loading ...

Ideias divertidas para ensinar a introdução à divisão

Alunos do ensino fundamental começam a estudar multiplicação e divisão na terceira série, após dominarem adição e subtração. Divisão pode parecer complicada, mas os professores podem introduzir o tópico utilizando-se de ideias interessantes e atividades divertidas, atraindo o interesse e melhorando o aprendizado dos alunos.

Divisão é uma das propriedades matemáticas que as crianças aprendem nas aulas do ensino fundamental (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Divisão de macarrão

A divisão do macarrão pode ser utilizada para ajudar os alunos a entenderem a ideia de dividir algo entre vários indivíduos. O professor pode colocar 30 pedaços de macarrão em um prato. Um aluno conta e confere que há 30 pedaços. O professor chama então cinco ou seis alunos e pede que o primeiro deles distribua os 30 pedaços entre os outros. O aluno então distribui, um de cada vez, até que todos o macarrão do prato tenha sido distribuído. O professor pede então que os alunos contem os pedaços. Eles devem ter cinco (se forem em seis alunos), ou seis (se forem em cinco alunos). Explique agora que esse é o processo de divisão. O macarrão foi dividido por cinco (ou seis), o que significa que 30 dividido por cinco é igual seis, e 30 dividido por seis é cinco. Essa atividade prática aumenta o entendimento da propriedade por parte dos alunos.

Loading...

Divisão em história

Os professores podem unir as habilidades matemáticas com as escritas em apenas uma lição, dando aos alunos um dever que peça que eles escrevam uma história de três parágrafos. O professor escolhe um tema, como dois amigos que vão a um parque de diversão com 53 ingressos para o boliche. O professor pede para que os alunos escrevam uma história curta de como eles decidem dividir os ingressos. Esse tipo de abordagem introduz à divisão, estimula a criatividade e cria um cenário onde os alunos desenvolvem suas habilidades de solução de problemas. O professor pode mudar a história para que os números sejam pares, contar uma história engraçada ou mesmo uma história triste. Se desejado, os estudantes podem compartilhar suas histórias como preferirem.

Charadas

Diferentes problemas, como quantas pizzas cada aluno teria que vender para que, juntos, tivessem vendido 600 pizzas. O professor pode então pedir que eles dividam o número igualmente entre os alunos da sala. Por exemplo, se estão em 30 alunos, cada um deveria vender 20 pizzas. Eles devem trabalhar em grupo para descobrir a resposta, e podem usar o método que preferirem. Os professores podem também definir um tempo para que os alunos descubram uma resposta e então explicar que o problema apresentado é uma divisão, e que eles aprenderão mais regras e propriedades da divisão.

Músicas e cantigas para dividir

Os professores podem criar uma música sobre divisão que auxilie o aprendizado dos alunos. Por exemplo, se os alunos estão aprendendo como dividir por dois, isso pode acontecer através de músicas, lembrando-se de destacar a divisão por dois quando o numerador for ímpar. Cabe ao professor inventar uma música de sua escolha, e torná-la atrativa aos seus alunos, seja em rap, pop, ou outro ritmo. Essas músicas não servem apenas para ensinar a propriedade da divisão para os alunos, mas também proporciona um momento agradável e divertido, aumentando o interesse do aluno pelo tópico matemático da divisão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...