Ideias de nomes para assinaturas de grafite

graffiti 5 image by jeanphilippe delisle from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Poucos artistas de grafite usam seus nomes verdadeiros, tanto por tradição quanto para evitar processos caso sejam pegos com seus nomes em propriedade privada. Escolher um pseudônimo pode ser um desafio, pois uma boa assinatura precisa ser curta, memorável, original e distintiva. Felizmente, há um bom número de ideias para escolher uma apropriada.
Acrônimos
É comum que os assinantes baseiem seus nomes em acrônimos. Algumas vezes, esses acrônimos podem ser vulgares, mas outras vezes podem significar uma vizinhança ou um objeto de significado especial. Alguém da zona leste de São Paulo, por exemplo, pode assinar "LZL", como sigla para "Louco da Zona Leste".
Apelidos
Muitos irão usar um apelido como sua assinatura, especialmente um apelido curto e incomum. Por exemplo, um grafiteiro chamado José raramente usaria um apelido "Zé" como assinatura, já um artista com um apelido raro, ligeiramente misterioso, como "Gordo" ou "Cabelo", pode adotá-lo como seu nome de grafite.
Trocadilhos
A arte do grafite, como qualquer subcultura, tem seu próprio senso de humor. Algumas vezes, os artistas irão escolher um trocadilho como nome, geralmente como uma piada para os outros grafiteiros. O artista moderno Jean-Michel Basquiat, que originalmente era um artista de grafite, costumava assinar suas artes como "SAMO", um trocadilho tanto para "sambo", o estereótipo de figura negra, e a frase "same old" (ainda o mesmo) -- uma brincadeira sobre a crescente popularidade do grafite, que antes era um fenômeno periférico.
Gírias
Muitos artistas baseiam seus nomes em uma gíria ou frase, particularmente alguma usada em círculos de grafite e hip hop. Uma expressão popular é a palavra "dank" que significa "bom" ou "de alta qualidade".
Adjetivos
Alguns grafiteiros também escolhem usar adjetivos, geralmente algum que acreditam descrever sua personalidade e estilo. De acordo com o site "chicagograffiti.com", alguns artistas locais escolhem nomes como "Escasso", "Severo" e "Elite". Esse tipo de nome comunica com os outros artistas algo sobre a pessoa responsável pelo trabalho.
Iniciais
Uma das assinaturas mais simples que artistas adotam são suas iniciais, particularmente se elas formam uma palavra. Para variar, os grafiteiros também misturam as iniciais com um número, geralmente de significado especial, como sua idade ou o código de sua região.
Conceitos
Artistas de grafite geralmente adotam um substantivo curto como pseudônimo, em especial um que descreva um sentimento ou um conceito relevante para o grafite. Nomes como "Ebola" e "Câncer" denotam a ideia de perigo e morte, mas também a ideia de que as assinaturas se espalham misteriosamente, como doenças.
Referências
- "Graffiti": Sandrine Pereira; 2005
- Art Crimes: Introdução ao grafite [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Michael Wolfe has been writing and editing since 2005, with a background including both business and creative writing. He has worked as a reporter for a community newspaper in New York City and a federal policy newsletter in Washington, D.C. Wolfe holds a B.A. in art history and is a resident of Brooklyn, N.Y.
Créditos Fotográficos
graffiti 5 image by jeanphilippe delisle from Fotolia.com