×
Loading ...

Ideias de projetos de anatomia e fisiologia

A anatomia e a fisiologia são áreas da biologia que lidam com o corpo humano e a funcionalidade dos seus mecanismos internos. Os dois geralmente são colocados juntos, já que os campos de estudo tendem a se sobrepor. Fazer experiências é uma forma de obter um melhor entendimento dessas duas matérias. Há várias ideias de projetos em anatomia e fisiologia que podem ser usadas para a escola ou o trabalho.

Projetos de anatomia e fisiologia podem ajudar os estudantes a reter informações (anatomy_red image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)

Experimentos cardiovasculares

Um objeto popular de experimentos é o sistema cardiovascular. Ele lida com o coração e o sangue. Testar a pressão sanguínea e a taxa de batimentos cardíacos é algo que pode ser expandido para diversas ideias experimentais. Testar as diferenças de taxa cardíaca e pressão em gêneros, idades e alturas distintas é fácil. Você pode ser mais específico, como testar as diferenças de taxas entre atletas e não atletas ou os efeitos da cafeína na taxa e na pressão sanguínea.

Loading...

Experimentos com a visão

O olho é um órgão complexo e muitos experimentos podem ser feitos para examinar como ele funciona. Por exemplo, você pode fazer um experimento para testar o ponto cego. O ponto cego é um campo particular de visão onde é impossível ver objetos. Para testar o ponto cego de alguém, use algumas imagens colocadas atrás e ao lado da cabeça da pessoa ou mova uma imagem para descobrir onde é o ponto cego.

Também pode-se testar como funciona a impressão pós-imagem. Ela ocorre quando você observa uma imagem por um certo tempo, depois olha para longe e ainda a vê levemente, em uma parede ou outra superfície. Há várias formas de testar essa impressão. Uma delas é observar uma folha de papel colorido por vários segundos e depois olhar para longe, usando um cronômetro para contar quanto tempo demora para a impressão sumir. Você também pode testar o tamanho, a forma e a cor da impressão, observando diferentes formas e imagens.

Experimento com os pulmões

Os pulmões podem ser testados em capacidade e funcionalidade. A capacidade é a quantidade de ar que ele pode conter. Geralmente isso é testado usando um espirômetro. O sujeito inspira fundo e sopra dentro do tubo, que mede a altura que a pessoa consegue levantar a bola pela expiração. Você pode testar a capacidade pulmonar em diferentes gêneros, alturas e idades ou entre atletas e não atletas e músicos e não músicos. Se não tiver um espirômetro, faça seu próprio teste usando um balão ou com o deslocamento de água.

Experimentos com cabelo

Testar o cabelo humano também é uma parte importante da anatomia e fisiologia. O cabelo pode ser experimentado em teste de força e composição. Testes com tintura para cabelo podem mostrar o quanto ele resiste a certos químicos. Tente testar a elasticidade antes e depois de usar a tinta de cabelo ou como o intervalo de tempo de submersão na tinta afeta a elasticidade e a força. Você também pode ver como aplicar proteína diretamente no cabelo pode afetá-lo. Como ele é composto de proteína, uma aplicação local pode fortalecê-lo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...