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Ideias para projetos de feira de ciências do quarto ano do ensino fundamental

Uma elevada percentagem da nota de um aluno pode depender de um único projeto -- o da feira de ciências. Portanto, uma reflexão cuidadosa deve ser realizada para saber que tipo de projeto um aluno de quarto ano poderá experimentar. Os conceitos de ciências geralmente se concentram em seres vivos e o meio ambiente, as interações dos objetos no sistema solar, as preocupações ambientais, as diferentes formas da matéria, os conceitos de medidas, entre outros.

Os projetos de ciências podem ser tanto divertidos como educativos (chemical experiences image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Ciclo de vida de uma borboleta

As crianças adoram borboletas e suas cores brilhantes. Um projeto interessante pode ser o registro do ciclo de vida de uma borboleta. Comece olhando para os ovos que tenham sido depositados em folhas. Mantenha um registro de datas, como quando viu pela primeira vez o ovo, quando eclodiu em uma lagarta, quando entrou em seu casulo e, finalmente, o seu surgimento como uma borboleta. Registre cada passo com fotografias para apresentar na feira de ciências juntamente com uma descrição da fase. Se possível, o próprio ramo deve ser extraído da árvore e colocado em um pote de água a ser apresentado também na exibição.

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As borboletas originam lindos projetos de ciências (butterfly image by pearlguy from Fotolia.com)

Características de um ímã

As crianças divertem-se sempre que lhes apresentam um ímã. Outra ideia de projeto para feira de ciências é testar os efeitos de magnetismo em materiais diferentes. Será que a força magnética se movimenta através de qualquer material ou somente de algum? Quais são os metais que a maioria dos ímãs atrai, e se todos eles afetam o campo magnético da mesma forma? As crianças podem escrever sobre as suas descobertas para apresentar na feira e também exibir amostras dos diferentes materiais que elas usaram para o projeto, para que outros também possam experimentar.

As crianças podem ter horas de diversão ao estudar os efeitos do magnetismo (magnet attracting dollar signs image by Steve Johnson from Fotolia.com)

Água e tostões

Outra ideia de projeto para ser explorada pelas crianças é sobre as propriedades da água. O que possibilita aos insetos e pequenos objetos se assentarem na superfície da água sem afundar? Como funciona o deslocamento? Esses conceitos podem ser testados simplesmente usando moedas de um centavo. Tudo que é necessário para esses experimentos é um copo transparente cheio de água potável, um conta-gotas e alguns tostões.

Comece adicionando moedas no copo de água, uma de cada vez. Veja quantas moedas podem ser colocadas no copo antes dele transbordar. A criança deve formular uma hipótese sobre o número de moedas de um centavo que vai precisar. Verifique com cautela o volume de água antes que os tostões sejam adicionados e observe como ele parece mudar a cada moeda acrescentada. Mantenha um registro dos resultados para a apresentação.

A segunda parte dessa experiência é manter um centavo em cima da mesa e usar o conta-gotas para adicionar gota a gota de água sobre a superfície da moeda para ver quantas gotas podem caber nela. Algum palpite? Essa experiência vai testar a tensão da água; ela demonstra o fato de que as moléculas de água são atraídas umas às outras da mesma maneira como os ímãs são atraídos para objetos ferruginosos. A água vai ficar na moeda até que a tensão ceda e permita que ela se espalhe.

Os tostões podem ser usados para testar as propriedades de tensão de água e de deslocamento (pennies image by studio vision1 from Fotolia.com)
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Referências

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