Como escrever uma carta solicitando um favor
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Pedir um favor não é fácil, mas pode ser de seu interesse, especialmente se alguém que você confia tem a experiência para ajudá-lo a resolver uma questão financeira. Um exemplo: pedir a um conhecido que trabalhava como um agente de empréstimo para ler uma carta antes de enviá-la para o seu credor. Nesse caso, ele pode ter lido dezenas dessas cartas e pode dar conselhos valiosos. Coloque o seu pedido por escrito e adote um temperamento que seja confiante e positivo, resistindo à tentação de pedir desculpas ao pedir o favor.
Step 1
Centralize seu nome e informações de contato no topo da carta de solicitação, usando uma fonte maior do que no resto. O objetivo é apresentar-se como acessível; você quer facilitar a resposta para o destinatário.
Step 2
Comece a carta com uma saudação amigável e uma referência à relação pessoal de vocês. Depois mencione sucintamente por que você está escrevendo e as especificidades do favor que você procura. Por exemplo, você poderia explicar por que você está escrevendo a carta sobre seu débito e para quando você precisa do favor.
Step 3
Explique por que você está procurando ajuda do destinatário. Nesse exemplo, você deve salientar que ele tem experiência em avaliação de cartas de débitos, expressando que você ficaria grato se ele revisse uma cópia sua. Isso é chamado de um "apelo emocional". Para ter sucesso, você deve apelar para o valor da experiência bancária do destinatário.
Step 4
Expresse sua vontade de retribuir o favor. Lembre o destinatário de suas habilidades e cite alguns exemplos de como você pode ajudá-lo. Por exemplo, se você trabalha como designer gráfico, conceda uma oferta razoável por seus serviços. Não faça promessas que não possa cumprir. Diga que você "ficaria feliz com a oportunidade de retribuir a gentileza".
Step 5
Se ofereça para responder a quaisquer perguntas que o destinatário possa ter sobre o seu pedido. Diga-lhe a melhor maneira e horário para entrar em contato com você. Agradeça-o por considerar o seu pedido e diga que vai acompanhar a questão em poucos dias.
Referências
- Novo Manual de St. Martin; Andrea Lunsford and Robert Connors [em inglês]
- The Scott, Foresman Handbook for Writers; Maxine Hairston and John Ruszkiewicz [em inglês]
- Escrevendo uma carta simples de negócios [em inglês]
- Universidade do Estado de Colorado: Guia de escritura: Cartas de negócios [em inglês]
- A maneira correta de se pedir um favor a alguém [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
With education, health care and small business marketing as her core interests, M.T. Wroblewski has penned pieces for Woman's Day, Family Circle, Ladies Home Journal and many newspapers and magazines. She holds a master's degree in journalism from Northern Illinois University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images