Qual o impacto humano sobre a tundra?
Image by Flickr.com, courtesy of Billy Lindblom
De maneira geral, o impacto humano sobre a tundra não tem sido positivo. Porque a tundra é um ambiente tão delicado, mesmo a mais leve mudança nas condições podem ameaçar o bioma inteiro. Atividades humanas recentes têm destruído grandemente o habitat da vida selvagem nativa, através da poluição e excesso de desenvolvimento.
Caça
A caça excessiva de espécies ameaçadas no início dos anos 1900 resultou na erradicação de animais como os bois almiscarados na tundra do Alasca, que os navegantes cobiçavam pela carne e couro. Por fim, os governos começaram a reconhecer o problema e reagiram criando leis para proteger os animais da tundra. Por causa disso, o número de bois almiscarados e o caribus está lentamente crescendo novamente em lugares como o Canadá, onde já estiveram perto da extinção.
Aquecimento global
O aquecimento global continuará a ter um efeito inevitável sobre a tundra, o bioma mais frágil do mundo. O aumento das temperaturas derrete geleiras e gelos permanentes ("permafrost"), alagando as áreas do entorno e matando delicadas espécies de plantas.
Exploração petrolífera
Image by Flickr.com, courtesy of Sara Atkins
A extração de petróleo polui a água, solo e o ar ao redor da tundra. As minas de níquel da Rússia servem como exemplo vívido do efeito que a exploração de petróleo pode ter sobre o habitat. Várias plantas e animais ou morreram ou fugiram da área permanentemente após ela se tornar contaminada pelos perigosos gases e materiais liberados durante a exploração.
Excesso de desenvolvimento
A construção de estradas e estruturas na tundra atraiu muito mais do que tráfego humano para uma área onde apenas pisar sobre as frágeis espécies vegetais pode matá-las. Sem plantas para conter o solo, a terra rapidamente entra em erosão, o que ameaça destruir o bioma inteiro.
Poluição
Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley
A poluição do ar leva à liberação de clorofluorcarbonos, que esgotam a camada de ozônio e expõem a tundra a raios ultravioleta prejudiciais. Partículas de poluição, reunidas em nuvens espessas, também podem ser absorvidas pelas plantas, contaminando a fonte de alimento para os animais da região.
Referências
Sobre o Autor
Heather Laurent is a nomadic writer and photographer who has worked and/or studied in over 10 different countries on five continents. She graduated magna cum laude from the University of Denver in 2007 with a B.A. in languages and international studies. Laurent's work has appeared in the reports and official websites of non-governmental organizations (NGOs) working in Zambia's refugee camps.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Billy Lindblom