Como inserir raiz quadrada no Excel

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Encontrar a raiz quadrada de um número é um dos vários cálculos que você pode realizar no Microsoft Excel. É possível utilizar a função pré-instalada da raiz quadrada ou fazer essa operação manualmente. Como não há nenhuma tecla que permita fazer isso, é possível entrar com a raiz quadrada de um número elevando-o à potência de 1/2. Certifique-se de que o número do qual você deseja calcular a raiz quadrada seja positivo, caso contrário, o Excel mostrará a seguinte mensagem de erro: “#NUM!”.

Utilizando a função raiz quadrada

Passo 1

Clique na célula A1 em uma planilha do Excel.

Passo 2

Digite um número do qual você deseja calcular a raiz quadrada e pressione "Enter". Por exemplo, digite "4" e pressione "Enter".

Passo 3

Clique na célula A2.

Passo 4

Digite "=" e a função da raiz quadrada, que utiliza o seguinte formato: RAIZ(número) (ou, em inglês: SQRT(número)). Inclua a célula que contém o número desejado na porção "número" da função. Pressione "Enter" quando você tiver terminado de digitar. Por exemplo, digite "RAIZ(A1)" e pressione "Enter". O resultado apresentado será "2", que é a raiz quadrada de 4, na célula A2.

Inserir a raiz quadrada manualmente

Passo 1

Clique na célula A3 em uma planilha do Excel.

Passo 2

Digite um número do qual você deseja extrair a raiz quadrada e pressione "Enter". Por exemplo, digite "9" e pressione "Enter".

Passo 3

Clique na célula A4.

Passo 4

Digite "=", a célula que contém o número do qual você deseja calcular a raiz quadrada, acento circunflexo e "(1/2)". Pressione "Enter" quando você tiver terminado de digitar. Por exemplo, digite "=A3^(1/2)" e pressione "Enter". O resultado apresentado será "3", que é a raiz quadrada de 9, na célula A4.

Mais recentes

×