Instruções para pintar violões
Violões podem ser customizados de várias maneiras. Uma das formas mais individuais e impressionantes de customização é a pintura. Violões dependem da propagação das ondas de som, e por esse motivo, alguns tipos de pintura podem danificar a qualidade do som de um violão. Há vários tipos de tintas que podem ser usadas, assim como diferentes técnicas de pintura que permitem que o violão mantenha seu tom original.
Tipos de tinta
As tintas de esmalte acrílico disponíveis comercialmente são a primeira escolha daqueles que customizam ou restauram violões. O uso primário dessas tintas é para carros reais e de brinquedo, e algumas vezes até objetos domésticos, como esmaltes de unhas. Muitos tipos de tinta spray são considerados esmalte acrílico. As tintas que são apenas acrílicas devem ser usadas com moderação, pois podem mudar o tom do violão, e tintas e "stains" só devem ser usados por trabalhadores experientes, uma vez que podem danificar o violão.
Evitando danos
Remova todas as cordas, captadores de som, cavaletes e todo equipamento que você não queira ou não possa pintar. Se você conseguir, remova o tampo do violão do braço. Pintar um violão é uma atividade que consome tempo, e todos os equipamentos e acessórios devem ser guardados em um local onde eles possam ser mantidos seguros por vários dias.
Lixando o violão
Use uma lixa grossa para remover a maior parte da tinta antiga se você for repintar todo o violão. Use uma lixa mais fina quando você começar a ver a textura da madeira. Violões acústicos, devido à sua natureza frágil, requerem uma lixa fina para começar. Lixe na direção da textura da madeira e certifique-se de ter removido todo o acabamento e a tinta antes de repintar.
Pintando e envernizando
Sempre use um primer quando for pintar um violão. As cores padrão de um primer são branco, vermelho, preto e cinza. A cor do primer afetará o tom e a cor do violão terminado. Aplique o primer e também de cinco a sete camadas de tinta, em longas e iguais pinceladas, deixando tempo necessário para secagem entre as camadas. Aplique de uma a duas camadas de verniz, se necessário. Deixe o violão secar de um dia para o outro, no mínimo, antes de recolocar as cordas e acessórios.
Acrescentando um detalhe
Se você não for repintar o violão inteiro, mas ao invés disso for adicionar um detalhe ou design, remova apenas o equipamento necessário e as cordas para acessar a área que você pintará. Use fita crepe para marcar a área e aplique o design usando seu método escolhido. Lixar e aplicar o primer não é necessário quando for colocar um design, mas o verniz ainda é uma obrigação.
Referências
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.