Como aplicar verniz em latão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
De corrimãos à maçanetas, o latão é geralmente encontrado nos lugares mais usados da casa. Com este excesso de exposição do latão a mãos humanas e ao clima, não é de se estranhar que o brilho de seu verniz tenda a se desgastar. Recuperar seus acessórios de latão devolvendo a eles o brilho original não é tão difícil como parece. Você terá que esvaziar sua penteadeira, despensa e prateleiras para fazer o trabalho, mas reaplicar o verniz em casa é simples e apresenta um bom custo benefício a longo prazo.
Removendo o verniz antigo

Comstock/Comstock/Getty Images
Antes de dar o acabamento em verniz, remova todos os traços de verniz antigo usando acetona . Umedeça um chumaço de algodão limpo e esfregue-o na superfície de latão. Para acabamentos mais resistentes e cantos menos acessíveis, use uma escova de cozinha ou escova de dentes. Se você não tiver acetona, use uma solução 1:1 de vinagre e água. Lave o latão com água morna e um pouquinho de detergente de louças após remover o verniz. Use luvas de borracha enquanto o faz para evitar que entre em contato com sua pele ou estrague seu esmalte novo.
Remova as manchas

Henry Gan/Photodisc/Getty Images
As áreas manchadas do latão devem receber novo acabamento, com a remoção de manchas e reaplicação de verniz. O latão fica manchado quando o verniz trinca e expõe o metal ao ar ao longo do tempo. Você precisará de um pano limpo e de um produto para limpar latão, como Brasso, para remover as manchas. Aplique um pouco do produto no pano e esfregue firmemente na direção dos veios do latão. Esfregue o metal com firmeza e rapidamente para produzir calor, o que ajuda na remoção das manchas. Quando secar, o latão apresentará um acabamento farináceo que precisará ser removido com polimento, o que devolverá um acabamento brilhante à peça. Esfregue o metal em movimentos circulares usando um pano ou jornal velho amassado.
O novo verniz

Comstock/Comstock/Getty Images
Após o latão atingir um alto brilho, siga os passos para a aplicação do verniz. Use um verniz comum para latão, aplicado com um pincel, ou um verniz poliuretano, que durará mais e pode ser encontrado em latas tipo spray, que facilitam a aplicação. Aplique o verniz em camadas finas e uniformes em local bem ventilado. Siga as instruções específicas para o verniz que você comprou, mas você provavelmente terá que aplicar duas ou três camadas. Quando o verniz tiver secado completamente, dê polimento usando um pano limpo. Opcionalmente use algumas gotas de azeite para dar à peça um brilho extra. Após o polimento, em local bem ventilado e livre de poeira, aplique verniz incolor para proteger o latão contra o oxigênio. A poeira pode aderir ao verniz úmido e alterar o acabamento. Siga as instruções para o verniz que estiver usando, sendo que a maioria das instruções de uso do produto recomendam a aplicação de três a cinco camadas uniformes com pincel.
Cuidado e manutenção

Photos.com/Photos.com/Getty Images
Para manter o acabamento ao longo do tempo, você precisa repetir este processo à cada 10 a 12 meses. Se você aplicou o verniz corretamente, você provavelmente não terá que retocar áreas manchadas do latão. Se suas peças de latão ficarem expostas a áreas externas e ao clima, você poderá aplicar cera de carro usando um pano limpo. Isto vai exigir mais manutenção, uma vez que a cera deve ser reaplicada à cada cinco meses.
Referências
Sobre o Autor
Darren White is a third-year student studying photography and art history at Haverford College. Raised in the Philadelphia area, he has followed its art scene for some time, which has influenced his column, The Fashion File, that he writes for the "Bi-Co News." He also writes, edits and photographs for Haverford's fashion magazine, "Feathers & Fur."
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images