A invenção da primeira placa-mãe
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
No coração do seu computador encontra-se um sistema central que unifica todos os componentes de Hardware em uma única peça. Esse sistema é conhecido como placa-mãe. Cada acessório do seu PC, e também todas as portas e plugues, são conectados ou integrados a ela. Essa unificação de funções em grande escala foi desenvolvida em etapas, em um processo cujo início marcou a invenção da própria placa-mãe.
Antes da placa-mãe
A placa-mãe, às vezes chamada de "placa principal", tem uma história gradual. Ao invés de ser inventada de uma vez, como uma peça de tecnologia completamente nova, ela surgiu a partir de um tipo simples de placa de circuito chamada de "barramento". Esse sistema era uma espécie de placa-mãe, mas que não possuía nada nela. Antes da década de oitenta, os fabricantes de computadores instalavam cada componente individualmente em sua própria placa de circuito, e ligavam essas placas em um barramento, que atuava como elo comum entre todas as peças.
A primeira placa-mãe
A IBM Personal Computer fabricou a primeira placa-mãe como a conhecemos, embora ela tenha sido chamada inicialmente de "planar". Essa placa alojou CPU e memória RAM, forneceu áudio e muitas outras funções, ofereceu portas para teclado e fitas cassete, e tinha entradas para placas adicionais, além de um sistema chamado "bus", que gerencia todo esse fluxo de informação. Lançado em 1981, o PC original, com sua simplicidade e abertura, serviu como padrão para muitas especificações de Hardware em computadores chamados de "IBM-compatible" — hoje em dia chamados simplesmente de "PCs".
Do barramanto à placa-mãe
A placa-mãe reúne as funções de um barramento, oferecendo uma placa de circuito comum com encaixes de expansão para outras placas. Os cientistas foram além do que o barramento tinha a oferecer e introduziram um processador onboard central, memória, gerenciamento de energia, painel de entrada e saída para dispositivos externos, como teclado, e todos os componentes necessários para o fluxo de informação entre CPU, disco rígido, teclado e outros componentes de um PC. Nos anos oitenta, à medida que os avanços tecnológicos iam se tornando mais atrativos economicamente e permitiam combinar múltiplas funções em uma única placa, os fabricantes começaram a interligar esses componentes ao barramento, sendo o IBM PC o modelo precursor desse processo.
Placas-mães atuais
Atualmente, a placa-mãe pode facilmente executar todas as funções que você precisa em um computador — incluindo processamento de gráficos, de áudio e conectividade de rede. Algumas placas-mães podem não executar certas funcionalidades, uma vez que o usuário pode optar por instalar uma placa dedicada, como um jogador que quer usar uma placa gráfica exclusiva. De qualquer maneira, a placa-mãe de hoje já percorreu um longo caminho desde o barramento — evoluindo do que era essencialmente quadros vazios com ranhuras, para computadores independentes, onde você não precisa adicionar um único cartão.
Sobre o Autor
Josh Fredman is a freelance pen-for-hire and Web developer living in Seattle. He attended the University of Washington, studying engineering, and worked in logistics, health care and newspapers before deciding to go to work for himself.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images