Como fazer um isolamento acústico com cortiça

••• Mark Kolbe/Getty Images Entertainment/Getty Images

A cortiça é um grande abafador natural de som devido a sua estrutura celular. Ela é composta de milhões de células de 14 lados que formam um favo de mel de material absorvente de som que é durável, sustentável e reciclável. A transmissão do som depende da capacidade que ondas longas têm de permanecerem intactas. Quando as ondas sonoras encontram a cortiça, a estrutura da célula quebra e difunde as ondas, efetivamente terminando a transmissão. Devido à sua propriedade de abafar o som, a cortiça é frequentemente usada em estúdios de gravação, teatros e outros lugares onde a acústica é um problema. Ela está disponível em vários tipos de materiais de construção interior e uma grande variedade de estilos e cores para se encaixar em qualquer decoração.

Passo 1

Instale o revestimento da cortiça. Além de suas propriedades de abafamento de som, ela é durável e resistente a impactos. Também oferece uma superfície resistente e ligeiramente elástica que reduz a fadiga nas pessoas que estão de pé por longos períodos de tempo. Outra opção para o uso da cortiça é como isolamento no contrapiso, sob um diferente tipo de revestimento de superfície. Esse revestimento diminui a transmissão do som em estruturas de vários andares e reduz o som de pisadas. Também é naturalmente resistente ao fogo e é antiderrapante, proporcionando um ambiente mais seguro.

Passo 2

Cubra as paredes com painéis de cortiça para reduzir o ruído no ambiente e também diminuir a transmissão do som de sala para sala.

Passo 3

Faça um teto mais baixo usando peças de cortiça para difundir ondas sonoras e transmissão do som de pisadas de quartos no andar de cima. Uma das maneiras mais eficientes de amortecer o som é criando uma camada extra de ar entre superfícies, fazendo do teto de cortiça uma ótima escolha para isolar o som de vizinhos no andar de cima que não acreditam em tapetes.

Mais recentes

×