×
Loading ...

Como isolar a tubulação de água do chuveiro

É sempre melhor que, em lugares de clima frio, os canos tubos de água quente e fria sejam isolados para evitar o congelamento. O perigo é que, quando a água está parada na tubulação, ela congele em condições abaixo de zero e estoure a tubulação. Se os azulejos e chuveiro já foram instalados, é melhor contratar um profissional para fazer o isolamento através da cavidade da parede (a área entre as vigas verticais), pois isso é geralmente mais barato do que retirar a unidade de chuveiro e os azulejos que o cercam para depois substitui-los. O material para isolamento da tubulação é geralmente encontrado em rolos de fita isolante plástica (algo semelhante a um rolo de fita adesiva para vedar pacotes) ou longos tubos de espuma flexível, de aproximadamente 2,5 m, que se encaixam ao redor da tubulação.

Instruções

Os canos de cobre devem ser isolados para evitar o congelamento (bricolage.. image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
  1. Meça o pedaço de cano que necessita ser isolado até a curva mais próxima do cano. Comece do chuveiro e faça o caminho ao longo da tubulação de água quente e fria. Corte o cano de isolamento no comprimento correto com uma tesoura ou estilete. Encaixe o cano de espuma sobre a tubulação de água — ele é oco, e tem uma divisão lateral ao longo de todo o seu comprimento. A divisão tem um adesivo de cada lado para selar a divisão e ajudar a isolar a tubulação. Puxe o plástico que cobre cada lado da divisão e pressione-a ao longo do comprimento do tubo de espuma.

    Loading...
  2. Enrole fita de isolante ao longo de cada cano, com o lado adesivo para baixo, iniciando no chuveiro. Verifique se ele está enrolado em espiral, de modo que não haja qualquer cano visível através da fita. Após instalar confirme se a fita está presa firmemente ao cano, apertando com a mão por toda a extensão ao longo da tubulação.

  3. Instale isolamento das paredes por trás de cada cano, bem como à frente. Grampeie as laterais do isolamento na frente dos canos às vigas da parede. Para isolar por trás das tubulações, basta envolver os canos, o que deve manter o isolamento automaticamente no lugar.

Loading...

Dicas

  • Os tubos de espuma e rolos de fita isolante podem ter variadas espessuras. Verifique qual a espessura indicada para aplicar no seu caso.
  • Procure cobrir o cano com fita isolante nas juntas entre dois pedaços de tubos de espuma (sobre a curva do cano de cobre, por exemplo); isso ajudará a garantir que as curvas da tubulação de cobre estejam bem isoladas.
  • O isolamento para parede geralmente possui variados comprimentos e formas (placas ou rolo). Consulte a melhor forma para isolar a área requerida.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Canos para isolamento da tubulação
  • Tesoura ou estilete
  • Rolo de fita para isolamento
  • Pacote de espuma para isolamento
  • Pistola de grampos e grampos de 1,2 cm

Referências

Loading ...
Loading ...