Como jogar Uno Spin
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O UNO é um jogo de cartas clássico, admirado desde 1971. O UNO Spin é uma variação deste jogo popular. Essa versão segue as regras normais do UNO, com a diferença de que é preciso girar uma roda e completar diversas tarefas antes de passar para o próximo jogador. O objetivo do jogo é ser o primeiro a fazer 500 pontos.
Step 1
Organize o jogo para começar. As cartas de referência da roda devem ficar por perto. Elas ajudam os jogadores a identificar os ícones na roda ao longo do jogo. Distribua sete cartas para cada jogador. O restante deve ficar no centro da roda, com a face virada para baixo, e servirá como pilha de "compra". Vire para cima a carta que ficar no topo da pilha e coloque-a na pilha dos descartes.
Step 2
O jogo começa com a pessoa à esquerda de quem distribui as cartas. O primeiro jogador deve combinar, em número, cor ou símbolo, uma carta sua com a da pilha de descarte. Se ele possuir uma carta que combine, poderá colocar sua carta no topo da pilha.
Step 3
Se não houver uma carta que combine, compre outra da pilha. Se a carta retirada for compatível, descarte-a; caso contrário, você deve mantê-la na mão e continuar comprando cartas até encontrar uma que sirva. Somente então passe para o próximo jogador.
Step 4
Gire a roda do UNO se o jogador anterior tiver jogado uma carta "Spin", ou carta da roda. Quando a roda parar, siga as instruções do ícone. Quase UNO -- você deve descartar todas as suas cartas, menos duas. Descartar número -- escolha um número em sua mão e descarte todas as cartas com esse número. Descartar cor -- escolha uma cor em sua mão e descarte todas as cartas da mesma cor. Comprar vermelho -- compre até encontrar uma carta vermelha. Comprar azul -- compre até encontrar uma carta azul. Trocar de mãos -- todos os jogadores devem trocar as mãos, passando para a esquerda. Mostrar mão -- mostre suas cartas para os outros jogadores. Guerra -- todos devem escolher sua carta mais alta, de qualquer cor, e dispô-la na mesa ao mesmo tempo. O jogador com a carta mais alta poderá descartá-la. UNO Spin -- o primeiro jogador a gritar "UNO Spin" pode descartar uma carta.
Step 5
Grite "UNO" quando jogar sua penúltima carta. Se você esquecer e o outro jogador perceber antes de começar a próxima jogada, você deverá comprar duas cartas.
Step 6
Ganhe a rodada sendo o primeiro a ficar sem cartas sobrando. Vença o jogo sendo o primeiro a completar 500 pontos. Os pontos são designados ao vencedor de cada rodada somando os totais das cartas que sobraram nas mãos dos outros jogadores. Cartas numéricas valem seus respectivos números. "Comprar duas", "Inverter" e "Pular" valem 20 pontos cada. Cartas coringa valem 50 pontos.
Referências
- American Profile: Merle Robbins inventou o jogo de cartas UNO (em inglês)
- Manual de intruções do UNO Spine; Mattel Inc.; 2005 [em inglês]
Sobre o Autor
Rebecca Brogdon has been writing since 2003. In 2011 she began writing online instructional articles in the areas of family, education and parenting. Her blog, The Brogdon Bunch, focuses on parenting, homeschooling and adoption. Brogdon graduated from William Carey University with a Bachelor of Science in elementary education.
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