×
Loading ...

Jogos para aumentar a autoconfiança das crianças

Muitas crianças que parecem ter um nível saudável de autoestima sofrem de alguma forma de insegurança e se beneficiarão com jogos que estimulam a autoconfiança, seja em casa ou na escola. A autoestima começa se desenvolver cedo na vida de uma criança, junto com primeira infância, quando a criança consegue algo através da persistência. O reforço positivo constrói essa confiança, que ajudará a criança a lidar com experiências negativas mais tarde na vida.

Jogos que aumentam a autoestima são para todas as idades (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar

Peça para seu filho em idade pré-escolar olhar para você e memorizar o que ele vê. Então, fale para ele sair da sala. Mude alguma coisa na sua aparência, como um botão na camisa, a posição das suas mãos ou a forma como está sentado. Chame seu filho de volta e peça para que ele encontre a diferença. Repita essa atividade várias vezes para ajudar a criança a desenvolver o poder de observação e confiança no que ela vê ao seu redor.

Loading...

Primeiros anos do ensino fundamental

Dê a cada criança uma folha de papel e um lápis, e forme duplas entre elas. Peça que elas escrevam uma coisa que gostem ou admirem na sua dupla. Quando todos tiverem terminado, fale para eles trocarem os papéis. Esta atividade pode ser repetida várias vezes, trocando as duplas das crianças. Ao mostrar para a criança que ela possui características admiradas pelos outros, sua confiança é estimulada.

Alunos mais velhos do ensino fundamental

Divida as crianças em grupos. Dê um pedaço de papel e um alfinete de segurança para cada criança. Distribua entre cada grupo um conjunto de canetas de desenho e peça a cada aluno que escolha uma cor da caneta. Peça aos alunos para, com cuidado, prenderem o pedaço de papel nas costas dos seus companheiros de equipe. Em seguida, os membros da equipe vão de companheiro em companheiro escrevendo coisas que eles gostam ou admiram nas costas dos mesmos. Quando todo mundo terminar, as crianças podem ver o que foi escrito sobre elas. Isso faz com elas encontrem características para admirar nos outros e em si mesmas.

Alunos do ensino médio

Divida a classe em grupos de quatro ou seis pessoas. Peça aos alunos para sentarem em círculo e se concentrem em um aluno por vez. Ande ao redor do círculo e peça para que cada estudante fale algo que admira em um determinado aluno. Características físicas não devem ser citadas. Elogios são incentivados, e apenas bom comportamento ou características positivas podem ser usadas. Peça para um aluno anotar tudo em uma lista e, quando o jogo terminar, dê a cada aluno sua lista.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...