Como fazer um globo a partir de itens reciclados

••• globe image by Christopher Meder from Fotolia.com

Muitas pessoas jogam fora materiais recicláveis que poderiam ser reutilizados para criar diversos tipos de artesanato. Uma dessas criações é um globo terrestre a partir de revistas e jornais velhos. Quando os alunos fazem seus próprios globos artesanais com esses materiais, eles não somente aprendem sobre a geografia, mas também sobre a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, a fim de proteger o meio ambiente. Tudo que é necessário para criar um globo reciclado pode ser encontrado em sua lixeira e despensa.

Passo 1

green balloon image by Vjom from Fotolia.com

Encha um balão e amarre a extremidade. Quanto maior for o balão, maior será o seu globo.

Passo 2

newspaper image by Photoeyes from Fotolia.com

Corte as tiras de jornal em pedaços que tenham pelo menos 5 cm de largura e cerca de 12,5 cm de comprimento. Em uma tigela, misture três xícaras de farinha com um copo de água. Mergulhe as tiras de jornal na mistura e, em seguida, cole-as ao balão. Cubra-o inteiramente, deixando de fora a extremidade amarrada. Adicione mais e mais tiras até que o balão tenha cerca de quatro camadas. Deixe a mistura secar completamente e, então, perfure o balão com um alfinete.

Passo 3

magazine image by Angelika Bentin from Fotolia.com

Decida quais cores você deseja adicionar ao globo reciclado, como o azul para a água, o verde e o marrom para os acidentes geográficos. Pegue algumas revistas e recorte pedaços que contenham as cores que você precisa para o seu globo. Organize os recortes em pilhas de cores semelhantes. Usando cola de artesanato, cole-os em torno do seu globo para simbolizar as áreas de oceano e de terra. Deixe-o secar completamente antes de exibi-lo.

Mais recentes

×