Jogos divertidos para idosos

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Jogos dão para pessoas mais velhas a oportunidade de desafiar suas memórias, afiar seu pensamento crítico e fazer exercícios físicos. Um exercício cerebral diário também ajuda a prevenir a doença de Alzheimer e outras formas de demência. Por mais que, em geral, os idosos gostem de dominós ou jogos de cartas, que costumam jogar há décadas, eles também podem se divertir com alguns jogos novos para seu repertório.

Jogos específicos para idosos

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Explore os vários jogos criados especialmente para pessoas idosas, desafiando suas memórias e baseando-se em experiências que dão aos jogadores mais velhos uma vantagem sobre os mais novos. Um jogo de DVD muito popular nos Estados Unidos, chamado "Scene It?", faz perguntas sobre filmes e tem uma versão apenas de filmes clássicos. Outro jogo de tabuleiro produzido pelo TDC Games, chamado "Senior Moments", transforma tarefas comuns para idosos, como lembrar uma lista de compras ou memorizar uma lista de nomes, em experiências desafiadoras. O jogo "Life Stories" oferece a chance de relembrar e conversar sobre experiências de infância. O "Noteability", criado pela Tiger, é um jogo cujo objetivo é descobrir qual o nome de músicas, e engloba clássicos do começo dos anos 1900 até a década de 1960. Ele também vem com um piano de brinquedo fácil de ser usado pelos jogadores, desafiando sua destreza.

Jogos clássicos renovados

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Transforme um jogo clássico em uma experiência especial para pessoas mais velhas. Por exemplo, muitos centros de idosos oferecem algum tipo de bingo. Transforme esse jogo trazendo para dentro dele um desafio musical. Junte 60 músicas clássicas e facilmente reconhecíveis, no estilo de Irving Berlin ou músicas populares de festas de fim de ano, e faça cartelas de bingo usando os títulos das músicas no lugar dos números. Durante o jogo, toque as músicas por cerca de 30 segundos e deixe que os jogadores marquem suas cartelas, seguindo as regras comuns do bingo. Dar novos ares a um jogo clássico traz um novo tipo de diversão, ao mesmo tempo que não força os idosos a aprenderem novas regras complicadas.

Jogos com tecnologia

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Os videogames, famosos entre crianças, adolescentes e jovens de 20 e poucos anos, estão ganhando popularidade entre jogadores mais velhos, principalmente com a introdução dos controles baseados em movimento do Wii. A American Association of Retired Persons (Associação americana de pessoas aposentadas, em tradução livre) começou a publicar regularmente uma crítica de "videogames para adultos" e alguns centros para idosos até mesmo criaram competições de Wii. Os movimentos, que podem ser facilmente aprendidos, oferecem uma dose moderada de atividade física. Tente introduzir jogos como o Wii Sports em vez dos de estratégia ou de atirador, principalmente se os jogadores forem relutantes em aceitar a tecnologia. Eles podem se divertir participando de jogos como o tênis, o boliche ou o basebol, que eles talvez sejam incapacitados de jogar fora do mundo virtual.

Mais recentes

×