ROM Hacks de Chrono Trigger

Um ROM Hack toma uma cópia de um jogo e a muda, colocando e retirando diálogos e potencialmente até mudando seus níveis de dificuldade. Vários hacks foram feitos para o jogo de RPG Chrono Trigger, do Super Nintendo, incluindo os controversos "Scarlet Echoes" e "Flames of Eternity", que visam dar uma continuação não-oficial ao jogo original.

O que são ROM Hacks?

No contexto de ROM Hacks, um ROM é um arquivo de leitura de um jogo para console, salvo em formato digital. Um hack toma os dados de um jogo e os modifica. Hackers podem mudar algumas falas, valores do jogo como pontos de dano e poder de ataque, e mesmo as imagens usadas para os personagens e o terreno. Alguns hacks traduzem os diálogos do jogo para outra língua, produzindo uma localização sem apoio oficial. Hacks podem ser lançados como "patches" que não contém conteúdo do jogo, ou "ROMs hackeados", que são essencialmente ROMs com o patch já colocado.

ROM Hacks e a lei

ROM Hacks existem numa área legal ambígua. Embora a criação de ROMs seja ilegal para jogos, alguns jogos sem proteção de cópia como cartuchos de SNES podem ser copiados legalmente, se não forem distribuidos. Os próprios hacks se inserem na doutrina de "uso legal", dependendo da natureza do trabalho. Nenhum processo envolvendo ROM Hacks foi parar no tribunal, embora precedentes possam ser encontrados em "Lewis Galoob Toys Inc. vs. Nintendo of America, Inc." que verificou que modificar um jogo para alterar sua dificuldade não vai contra as leis de direitos autorais. Por outro lado, companhias de jogos podem e de fato enviam cartas de cessar e desistir contra hackers.

"Scarlet Echoes" e "Flames of Eternity"

Dois ROM Hacks famosos de Chrono Trigger são "Scarlet Echoes" e "Flames of Eternity", esse último baseado no primeiro. Ambos os hacks modificam significativamente o jogo original, criando uma nova história, novos sprites e novas regiões. Dias antes do lançamento de "Scarlet Echoes", a Square-Enix enviou uma ordem de cessar e desistir para seus criadores, levando ao cancelamento do projeto. Ainda assim, algumas versões apareceram no Reddit e em blogs no ano seguinte.

Outros ROM Hacks de Chrono Trigger

"Prophet's Guile" é um hack menor de Chrono Trigger desenvolvido pela mesma equipe por trás de "Crimson Echoes". Ele conta a história de como Magus voltou na sua época em 12.000 BC e se disfarçou de Profeta. "Chrono Trigger Retranslation" é uma versão alternativa do jogo traduzida diretamente do jogo original japonês. "Chrono Trigger Hard Mode" é uma versão do jogo com a dificuldade aumentada.

eHow Brasil
×