×
Loading ...

Jogos populares para crianças de 6 a 12 anos

Crianças de 6 a 12 anos de idade gostam de participar de brincadeiras agitadas em grupo na escola, na igreja ou em grupos jovens. Nesta idade, eles podem jogar jogos com regras mais complexas e trabalhar em equipe para formular estratégias. Jogos ativos atraem meninos e meninas e são úteis para integrar grupos inteiros em uma mesma atividade. Muitas destas brincadeiras exigem pouco planejamento e material e podem ser organizadas rapidamente, mantendo os participantes entretidos por longos períodos.

Brincadeiras de pique são muito populares entre crianças de 6 a 12 anos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Sinal Vermelho, Sinal Verde

Um jogador é escolhido para ser o "semáforo". Ele fica em pé de costas para as outras crianças, que estão alinhadas a cerca de 6 m de distância. Quando ele disser "sinal verde", as crianças deverão avançar na sua direção. Quando ele disser "sinal vermelho", deverá virar-se de frente para as outras crianças. Os jogadores devem ficar parados, e os que estiverem se movendo estão fora do turno. O objetivo do jogo é chegar ao "semáforo" e toca-lo primeiro. Quem ganhar será o novo "semáforo".

Loading...

Queimado por Eliminação

Existem muitas variações do clássico jogo infantil de queimado. No queimado por eliminação, cada participante joga por conta própria, sem times. Funciona melhor em locais amplos, com bastante espaço para correr. Use uma bola de borracha macia ou de tênis que não machuque. Um jogador é escolhido para começar com a bola. Ele deve arremessa-la em qualquer jogador que escolher e tentar acerta-lo abaixo da cabeça. Se o alvo agarrar a bola, quem a arremessou está eliminado, mas se a bola o atingir abaixo da cabeça, é ele quem sai. Se a bola bater no chão antes de acertar alguém, não conta pontos. Quando sobrarem apenas dois jogadores, aquele de posse da bola decidirá se quer joga-la ou tentar agarra-la. As rodadas seguintes são jogadas com os dois jogadores parados para decidir quem ganha.

Pique-túnel

Os piques são algumas das brincadeiras preferidas entre as crianças desta idade. São muito divertidos e empolgantes, além de serem um ótimo exercício, e são ideais para grupos de quatro ou mais crianças. Nesta variação, se uma criança for pega, ela deve ficar parada com as pernas abertas até que outro jogador passe por debaixo das suas pernas, descongelando-a. Porém, se um jogador for pego enquanto tenta descongelar um amigo, é a sua vez de pegar.

Chute a Lata

Chute a Lata é uma versão mais elaborada do pique-esconde que é muito atraente para crianças desta idade, uma vez que suas regras são mais complexas. Coloque uma lata de café vazia no centro de um espaço aberto. Escolha um jogador para começar. Ele deve cobrir seus olhos e contar até 100 enquanto os outros jogadores se escondem para que ela comece a procura-los em seguida. Ao encontrar um jogador, ele deverá gritar seu nome e apostar corrida com ele até a lata. Se ele ganhar a corrida, o jogador encontrado dirige-se a uma área designada como a "prisão". Uma vez que haja jogadores na prisão, qualquer participante livre pode tentar chutar a lata para liberta-los. Quando todos estiverem capturados, será a vez do jogador que foi preso primeiro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...