Jogos relacionados com as bem-aventuranças

As bem-aventuranças estão contidas no discurso mais longo de Jesus registrado em todo o Novo Testamento

Comstock/Comstock/Getty Images

Se você é um professor de escola dominical em uma igreja cristã ou um pai que ensina os filhos de acordo com os princípios cristãos, sabe que as bem-aventuranças contêm princípios que são fundamentais no cristianismo. Uma série de oito máximas pronunciadas por Jesus durante o Sermão da Montanha, as bem-aventuranças aparecem no quinto capítulo do Evangelho segundo São Mateus, nos versículos 3 a 10. Vários jogos vão ajudar as crianças a entenderem os princípios por trás das palavras de Cristo.

Entendendo o conceito

Escreva uma lista de ações que uma pessoa pode fazer, ou eventos que podem acontecer a uma pessoa. Todos estes devem estar relacionados com uma bem-aventurança particular. Por exemplo, você pode escrever: "Você ameniza discussões em vez de iniciá-las", ou "Você nunca se gaba de suas próprias realizações", ou "Você está de luto pela perda de sua avó" ou "Você protegeu um adversário de futebol que tinha perdido seu capacete em um jogo". Corte essa lista em tiras de papel e dê um conjunto de tiras a cada grupo de alunos. O trabalho deles será conectar a bem-aventurança com o exemplo de comportamento. O grupo vencedor é aquele que consegue corresponder todas as oito corretamente.

Dicionário de imagens da beatitude

Divida sua turma em dois grupos e dê a cada um uma cópia impressa do texto das bem-aventuranças. Um grupo escolherá uma beatitude para o outro, e apenas o artista que vai desenhar poderá saber. O resto da equipe terá dois minutos para adivinhar a bem-aventurança que está sendo exemplificada através do desenho.

Identificação de exemplo

Sozinhos ou em duplas, seus alunos vão identificar um exemplo de bem-aventurança de suas vidas pessoais ou da história. Caminhe ao redor da sala, deixando cada aluno compartilhar a bem-aventurança e o exemplo.

Beatitude com "Mad Libs"

Este jogo irá testar o quanto seus alunos memorizaram as bem-aventuranças. Distribua uma cópia do texto com palavras-chave em falta, como "pobres" e "reino" da primeira parte, ou "choram" e "confortado" da segunda. Dê a cada aluno ou equipe cinco minutos para preencher as palavras que faltam sem consultarem a Bíblia, antes de deixá-los abrir e preencher o resto que eles não sabiam.

eHow Brasil
×