Atividades infantis para a parábola do grande banquete

••• bread image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Na parábola do grande banquete (Lucas 14:15-24), Jesus fala de um homem cujos amigos rejeitam o seu convite para uma festa. Em resposta, o homem abre o convite para todos - "os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos" - assim como Deus acolhe o mais pobre e desprezado na sua festa celestial. Algumas atividades simples podem ajudar a trazer a história para a vida das crianças.

Faça convites para uma festa

Para esta atividade, você precisará de papel, tesouras, canetas, lápis, giz de cera e outros materiais de artesanato. Peça às crianças para nomear as pessoas que sofrem ódio e rejeição hoje em dia. Incentive-as a pensar sobre sua própria experiência e no resto do mundo. As respostas podem incluir os pobres, as pessoas de outras etnias e religiões, e as vítimas de valentões na escola. As crianças, então, farão os seus próprios convites, a partir do zero ou de um modelo que você fornecer, dirigindo-os às pessoas que Jesus teria convidado.

Faça um retrato do banquete

Com materiais de artesanato, como papel, tesoura e lápis de cor, faça um retrato gigante de um banquete para a parede. Cada criança pode desenhar e cortar sua comida favorita. Em seguida, fale sobre as coisas boas que Deus dá às pessoas, tais como amor, paz, alegria e perdão. Você pode amarrar isso com o "fruto do Espírito" de Paulo (Gálatas 5:22-23). Escreva os dons de Deus nos rótulos e cole-os na imagem do banquete.

Leia a parábola com ações

O professor ou líder precisa apenas de uma Bíblia para esta atividade. Leia a parábola e diga às crianças para encenarem cada parte conforme você fala. Passe todas as ações com antecedência, ou explique-as conforme você atravessa a história. Por exemplo, as crianças podem imitar o servo dando os convites, ou ser o marido com sua noiva. Como os pobres e aleijados, eles podem se alegrar quando receberem o convite e depois fingirem comer um delicioso banquete.

Planeje uma festa

Você pode fazer esta atividade apenas com canetas e papel. Cada criança pode planejar sua própria festa, ou todo mundo pode ser responsável por um aspecto diferente dela. Coisas a considerar incluem o tipo de comida e entretenimento, mas chame a atenção para a lista de convidados e seus objetivos para a festa. Por exemplo, eles querem que as pessoas desfrutem da comida, façam novos amigos e se divirtam com os velhos. Relacione-os com o que Deus quer que eles desfrutem na sua festa, como a comunhão com Jesus, a intimidade com Deus e um sentimento de alegria e satisfação.

Troca de presentes de alimentos

Você precisará de papel e caneta e um pequeno presente de alimentos, como doces, para cada criança. Em pedaços de papel, escreva o nome de cada uma. Todo mundo escolhe um nome ao acaso e um presente de alimento para dar a essa pessoa, dando uma razão positiva por que eles acham que a criança merece o presente. As razões podem incluir "É divertido sair com você" ou "Você é um bom amigo e sempre me ouve". Depois, conforme as crianças apreciam seus deleites, compare os seus dons e razões com os dons que Deus dá.

Mais recentes

×