×
Loading ...

Jogos de tabuleiro para crianças de 4 a 6 anos

Os estudantes de pré-escola e jardim de infância de 4 aos 6 anos de idade estão na idade perfeita para começar a aprender sobre jogos de tabuleiro. Eles já têm idade suficiente para não engolirem as peças e também sabem como seguir turnos e outras regras simples. Um estudo de 2008 de Carnegie Mellon publicado no periódico "Child Development" mostrou que participar de jogos de tabuleiro numéricos aumentou a compreensão matemática de estudantes de baixa renda, tornando os jogos de tabuleiro uma ferramenta divertida e educacional para crianças dos 4 aos 6 anos.

Os jogos de tabuleiro simples são ideais para as crianças de 4 a 6 anos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Jogos caseiros

Os jogos de tabuleiro para sua criança não precisam ser feitos comercialmente. Você pode fazer o seu próprio bingo ou jogo da memória para a criança usando itens familiares, como o seu próprio nome e o nome de membros da família e animais de estimação. As crianças de 4 anos podem preferir o bingo ou jogo de memória que inclui letras e figuras, enquanto as de 5 e 6 anos podem brincar com jogos de palavras apenas. Você pode variar o bingo e o jogo de memória para fazer jogos que combinem com a estação ou feriado, ou ainda desenvolver um kit personalizado para o aniversário do seu filho com todas as suas coisas favoritas. Você também pode criar seu próprio jogo de tabuleiro para longas viagens com imagens de objetos vistos na estrada, como, por exemplo, postos de gasolina ou caminhões. As crianças podem jogar e vencer ao observar cada item antes de alcançar o destino.

Loading...

Jogos de contar

As crianças de 4 a 6 anos aprendem os conceitos matemáticos através de jogos que requerem contas. Os jogos como Chutes e Ladders introduzem-nos na contagem enquanto jogam dados e contam em ordem crescente e decrescente, o que tem sido uma ferramenta útil para melhorar a proficiência com números de uma criança. Candy Land também requer contas e é adequado para crianças de 4 anos para solidificar suas habilidades de contagem e conhecimento de cores. O jogo de damas é outro jogo clássico de contagem para essa idade, exigindo das crianças que contem suas próprias peças para chegar a quatro seguidas enquanto contam as peças de seu oponente para prevenir que cheguem a quatro seguidas.

Jogos de memória e combinação

Começar a combinar as coisas é uma habilidade importante para uma criança de 4 a 6 anos e, enquanto aprendem a ler, elas podem participar de jogos mais sofisticados como as versões dos jogos de memória. Para os de 4 anos, dê preferência aos jogos de memória (comerciais ou caseiros) que exijam que elas virem e combinem as cartas com as mesmas figuras. As crianças de 5 e 6 anos podem jogar versões ainda mais sofisticadas, tanto com mais cartas quanto aquelas que precisam combinar o nome do objeto com sua respectiva imagem.

Jogos baseados em personagens

As crianças dos 4 aos 6 anos apreciam muito quaisquer jogos que apresentem seus personagens favoritos de livros e televisão. As fabricantes de jogos como a Mattel e a Hasbro, entre outras, têm muitos jogos de tabuleiro baseados em personagens famosos como Thomas o Trem Azul, Gato de Chapéu, Busytown, além de Sesame Street e Disney e outras produções conhecidas. Os jogos de tabuleiro de personagens estão disponíveis em versões especiais de jogos tradicionais, como a versão do Gato de Chapéu de Chutes and Ladders ou jogos únicos como o jogo de aniversário surpresa do Thomas e amigos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...