Como saber se uma joia de coral é verdadeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As joias de coral tem sido encontradas em túmulos antigos de 10.000 A.C. e foram particularmente populares durante a época vitoriana e na década de 1920. Mas existem algumas imitações bastante convincentes por aí. Plástico, osso, concha, marfim fóssil e ônix são alguns dos materiais usados para fazer a imitação. Além disso, os corais de baixa qualidade são preenchidos com epóxi e polidos para esconder as falhas. Use estes testes para determinar se aquela linda joia de coral que você tem é realmente verdadeira ou uma imitação barata.

Como testar

Passo 1

O primeiro passo para determinar se uma joia é verdadeira ou falsa é através de seu peso. Uma joia de coral verdadeira é mais pesada do que as imitações.

Passo 2

Coloque sua joia em uma pequena tigela de cerâmica e cubra com o leite de vaca.

Passo 3

Deixe a joia no leite na temperatura ambiente de uma a duas horas. Se ela for verdadeira, o leite mudará de cor. Se for falsa, a cor branca do leite permanecerá inalterada.

Passo 4

Outro teste é colocar uma gota ou duas de ácido nítrico ou suco de limão em um lugar discreto, como atrás de uma determinada peça de joia. Se a coral for verdadeiro, o local efervescerá e formará pequenas bolhas na sua superfície.

Mais recentes

×