Como limpar ouro com ácido nítrico

••• Sam Robinson/Photodisc/Getty Images

O ácido nítrico pode dissolver metais preciosos, tais como a prata, mas o ouro não se dissolve nele. Isso o torna um excelente agente de limpeza do ouro puro. O ácido nítrico removerá toda a sujeira e os detritos sem prejudicar o metal. O ouro é encontrado em diferentes quilates e graus de pureza, portanto, isso deve ser considerado antes de limpar suas joias. As joias e o ouro de menos de 14 quilates poderiam ser danificados, por isso não devem ser limpos com ácido nítrico.

Passo 1

Utilize luvas de segurança, óculos, roupa e uma máscara de proteção durante o manuseio do ácido nítrico. Despeje um copo de solução de ácido nítrico a 5% sobre um recipiente de vidro.

Passo 2

Despeje um copo de água destilada em um recipiente de vidro. Use apenas água destilada, pois ela não causará uma reação com a solução de ácido nítrico.

Passo 3

Misture a solução com um agitador de vidro. Tenha cuidado para não derramá-la. Se derramar a solução, despeje vinagre sobre ela para neutralizá-la.

Passo 4

Use uma pinça para colocar o ouro no recipiente de vidro. Deixe dissolver a sujeira e os detritos do ouro por 10 minutos. Despeje dois copos de vinagre na solução de ácido nítrico para neutralizá-la.

Passo 5

Despeje duas xícaras de vinagre em um recipiente de vidro separado. Use uma pinça para remover o ouro a partir da solução de ácido nítrico. Coloque o ouro e as pinças no vinagre e deixe-os assentar por 10 minutos para a neutralização.

Passo 6

Lave bem o ouro e todos os materiais utilizados com água destilada.

Mais recentes

×