×
Loading ...

Por que as joias baratas deixam a pele verde ?

Você já ganhou um anel e no dia seguinte ficou com uma marca verde no lugar onde ele estava? Se a resposta for sim, você sabe que isso pode ser embaraçoso, pois normalmente indica que a joia é barata. Mas a verdadeira pergunta é por que nossa pele fica esverdeada? Bem, existem várias razões.

Algumas joias podem deixar a pele esverdeada (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Oxidação

A pele esverdeada pelo uso de joias pode ter um alto nível de acidez. Ela reage com a prata e faz a oxidação, que é a produção da cor verde. Em altas temperaturas, sua joia tem mais tendência a oxidar. Então, se você possui objetos que sabe que deixam sua pele esverdeada, evite usá-los em climas quentes.

Loading...

Cobre e níquel

O cobre e o níquel são materiais usados nas joias baratas para deixá-las com boa aparência. Infelizmente, ambos também são mais suscetíveis à oxidação. Combinados com a oleosidade da pele, podem deixar nela uma mancha verde.

Ligas

Em muitos casos, a joia é feita de ligas, ou uma combinação de metais. Prata e ouro em quilates baixos possuem ligas colocadas para torná-los mais duráveis e acessíveis. Algumas pessoas são alérgicas a certas combinações. A reação alérgica resultante pode ser a cor esverdeada na pele. Para evitar isso, use ouro ou prata de alta qualidade; 18 quilates são geralmente seguros se você for alérgico. Também é possível tentar utilizar joias hipoalergênicas, as quais não contêm ligas altamente reativas.

Loções e sabonetes

Você pode notar uma cor esverdeada em sua pele quando usa joias depois de aplicar uma certa loção ou se lavar com um determinado sabonete. Isto ocorre devido à reação química dos produtos com a joia barata.

Banhados ou preenchidos a ouro

Normalmente, para torná-la mais acessível, a joia é feita com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar. Esse tipo de joia pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente. Com o tempo, a camada fina de ouro irá se desfazer e restarão as ligas que ficam por baixo, gerando a reação na pele.

O mesmo se aplica às joias preenchidas a ouro. Normalmente, elas são mais caras e contêm um pouco mais de metal. A camada que cobre a base de ligas é mais grossa e faz com que você possa usar a joia por mais tempo antes que ela se desfaça e deixe sua pele esverdeada.

Como evitar que sua pele fique esverdeada

O modo mais fácil de evitar que sua pele fique esverdeada é comprar joias de ouro puro ou platina. Para quem não tem como pagar essa opção, pode-se tentar joias hipoalergênicas ou aquelas forradas com ródio. Este material é utilizado para tornar a peça mais durável enquanto lhe dá a mesma aparência brilhante sem deixar a pele esverdeada.

Uma solução rápida -- a qual deve ser repetida frequentemente -- é passar base de unhas nas partes da joia que tocam a pele. Enquanto o líquido durar, o metal não entrará em contato com o corpo e não será possível deixá-lo esverdeado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...