Como dizer se um lagostim é macho ou fêmea

••• Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Os lagostins não são os animais mais fáceis do mundo se determinar o sexo, pois as diferenças de gênero são bastante sutis. No entanto, se você deseja criá-los em um aquário em casa ou está apenas curioso para saber se tem um macho ou fêmea, isso é possível. Mantenha um pequeno grupo, ao invés de um par, se você pretende criá-las, pois é fácil cometer erros.

Passo 1

Obtenha imagens de lagostim macho e fêmea da mesma espécie. Embora a diferença entre os sexos seja a mesmo para a maioria das espécies, os detalhes exatos variam e é útil ter ilustrações. Essas fotos estão disponíveis em sites de biologia e de aquário marinho. São necessárias fotos que mostram a parte inferior dos animais.

Passo 2

Compare os tamanhos do lagostim, se você tiver mais de um. Normalmente, os machos são maiores, com garras mais desenvolvidas, mas com abdomens mais magros.

Passo 3

Com cuidado, pegue o lagostim e vire-o de cabeça para baixo. Alternativamente, pegue-a em uma caixa de plástico transparente, parcialmente cheia de água. Isso é menos estressante para o animal, embora não seja possível ver o corpo dele tão claramente.

Passo 4

Localize as aberturas genitais na barriga do animal, usando uma lupa, se necessário. Elas são pequenos buracos, um ao lado do outro. Nos machos, essas aberturas estão, geralmente, entre o último par de patas antes da cauda. Nas fêmeas, elas estão entre o terceiro par de patas antes da cauda. Em alguns lagostins, os machos têm ambas as aberturas de ambos os sexos, enquanto as fêmeas tendem a ter apenas as aberturas do sexo feminino.

Mais recentes

×