Como saber a diferença entre um peixe macho e fêmea
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
"Sexagem" é o termo correto para determinar se um peixe é macho ou fêmea. Algumas pessoas, principalmente no meio agrícola, ainda seguem a carreira de sexagem de outros animais. Quando se trata de peixes, a determinação do sexo pode ser particularmente difícil porque as regiões da genitália feminina e masculina são similares e, portanto, é necessário ter um olhar perspicaz para saber a diferença. Apesar de o processo ser diferente de acordo com a espécie do peixe, alguns princípios básicos permanecem os mesmos.
Step 1
Adquira uma lupa de joalheiro. Ela é um dispositivo de aumento poderoso que pode ser segurado na frente dos olhos.
Step 2
Veja o tamanho do peixe. Essa é a maneira mais fácil de verificar o sexo do animal, apesar de não ser o método mais preciso. Geralmente, em espécies como o peixe-japonês e a carpa brocada, a fêmea é maior e mais arredondada do que o macho e possui um forma de torpedo.
Step 3
Veja as nadadeiras peitorais abaixo das brânquias do peixe. O peixe-japonês macho possui as nadadeiras maiores e mais largas enquanto que a fêmea, mais arredondadas e curtas.
Step 4
Segure o peixe delicadamente e vire-o. Usando a lupa e uma fonte de luz, examine o baixo-ventre dele e analise para a região central entre a cabeça e a nadadeira anal, onde poderá identificar o ânus como uma área pequena e circular. Logo abaixo dele estará a genitália, que também é conhecida como ventre. Examinando o ventre, o sexo do peixe poderá ser determinado.
Step 5
Verifique o tamanho do ventre. Os machos geralmente possuem o ventre menor e mais arredondado e as fêmeas possuem o ventre maior. Em algumas espécies, ele é quase idêntico e, portanto, observar o colo ajudará. Compare com fotos do ventre de outros peixes da mesma espécie. Algumas páginas de internet como Exotic Tropicals disponibilizam diversas imagens que podem ser usadas.
Referências
Recursos
Dica
- Sempre segure o peixe com as mãos molhadas para evitar que ele sinta muito desconforto.
Advertência
- Nunca deixe-o fora d'água por mais de 30 segundos, pois períodos prolongados podem matá-lo.
Sobre o Autor
James Stuart began his professional writing career in 2010. He traveled through Asia, Europe, and North America, and has recently returned from Japan, where he worked as a freelance editor for several English language publications. He looks forward to using his travel experience in his writing. Stuart holds a Bachelor of Arts in English and philosophy from the University of Toronto.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images