Como fazer uma lavagem intestinal corretamente

••• Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Quando você fizer uma lavagem intestinal ou enema em casa, pode ser útil ter algum amigo próximo para ajudar. É fácil fazer um enema em alguém que precise de assistência também. Saber como fazer uma lavagem intestinal correta e seguramente permite contribuir para uma digestão mais saudável, pois fará uma limpeza dos excessos de material fecal. Fazer em casa é também uma alternativa mais barata do que em clínicas.

Passo 1

Encha a bolsa de enema com uma mistura de água morna e sal. Por exemplo, cada dois litros de água requer duas colheres de sopa de sal.

Passo 2

Fique em uma posição confortável ou sentando sobre uma toalha, ou em pé com um joelho levantado. Há outras posições que você pode fazer para sentir-se confortável. O Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio afirma que você deve deitar-se de lado, enquanto outras fontes dizem para ficar de bruços, apoiando-se pelos cotovelos e joelhos, com um travesseiro em baixo de seu peito. Este passo depende de como você sente-se mais confortável enquanto faz um enema.

Passo 3

Aplique uma generosa quantidade de lubrificante no aplicador do enema e na abertura do seu reto. Mire a ponta do aplicador para cima e para trás, parecido com a aplicação de um absorvente interno. Empurre a ponta do aplicador para dentro do reto aproximadamente 7 cm, ou até o cabo do aplicador chegar ao limite.

Passo 4

Destrave o tubo que libera a água da bolsa do enema. Mantenha a bolsa do enema elevada para otimizar a pressão de água. Feche o tubo assim que sentir que a região já está cheia de água. Mantenha os músculos retais apertados para segurar a solução líquida dentro. Alternativamente, se você estiver usando um êmbolo para enema, aperte a bexiga de borracha com o aplicador dentro do seu reto.

Passo 5

Libere seu intestino depois de segurar a solução dentro de você pelo tanto que for possível. Isso pode ser algo em torno de cinco ou dez minutos.

Mais recentes

×