Como ler um cronômetro
George Marks/Retrofile/Getty Images
Existem dois tipos principais de cronômetros, os analógicos tradicionais, com um grande ponteiro que gira no sentido horário, e os digitais mais modernos, que normalmente mostram a hora em até centésimos de segundo. Dependendo de qual relógio você usa, será importante saber como lê-los.
Lendo um cronômetro não digital
Step 1
Observe o ponteiro grande que gira em relação aos números externos do cronômetro. Essa é a medição dos segundos. Você pode vê-los na imagem ao lado desse passo.
Step 2
Examine a medição menor, muito parecida com a maior. Ela também gira no sentido horário, mas mede os minutos.
Step 3
Combine medição menor, dos minutos, com a maior, dos segundos, para saber o tempo total utilizado. Por exemplo, se o ponteiro pequeno estiver no 3 e o ponteiro grande estiver em 45, então você terá usado 3 minutos e 45 segundos.
Step 4
Aperte o botão na parte superior do cronômetro para voltar os ponteiros para a marca zero.
Lendo cronômetros digitais
Step 1
Olhe para os dois primeiros dígitos em um cronômetro digital. Eles representam os minutos utilizados. Veja na imagem à esquerda.
Step 2
Olhe para os outros dois grandes números após os dois pontos ":". Eles apontam os segundos usados.
Step 3
Olhe para os dois números menores, depois dos segundos. Esses números se movem muito mais rápido, pois são os centésimos de segundo que passam.
Step 4
Junte os três números para ter o tempo total. Por exemplo, 11:14:01 são 11 minutos, 14 segundos e um centésimo de segundo.
Step 5
Alguns cronômetros também oferecem tempos por "voltas", em que um segundo botão é pressionado para medir cada "volta" completada. Os números são lidos exatamente da mesma maneira, no entanto, você pode ter mais de um tempo exibido. A imagem à esquerda mostra um cronômetro digital que possui "voltas": a linha de baixo é o tempo total das voltas.
Referências
Sobre o Autor
James Johnson is a writer and a professional blogger who spends his time writing about a variety of technology, health and finance subjects. He is also the founder and operator of Indyposted, an online newspaper and blog that focuses on the same subjects he writes about. He also serves as the associate editor for The Inquisitr.
Créditos Fotográficos
George Marks/Retrofile/Getty Images