Como ler um cronômetro

••• George Marks/Retrofile/Getty Images

Existem dois tipos principais de cronômetros, os analógicos tradicionais, com um grande ponteiro que gira no sentido horário, e os digitais mais modernos, que normalmente mostram a hora em até centésimos de segundo. Dependendo de qual relógio você usa, será importante saber como lê-los.

Lendo um cronômetro não digital

Passo 1

Observe o ponteiro grande que gira em relação aos números externos do cronômetro. Essa é a medição dos segundos. Você pode vê-los na imagem ao lado desse passo.

Passo 2

Examine a medição menor, muito parecida com a maior. Ela também gira no sentido horário, mas mede os minutos.

Passo 3

Combine medição menor, dos minutos, com a maior, dos segundos, para saber o tempo total utilizado. Por exemplo, se o ponteiro pequeno estiver no 3 e o ponteiro grande estiver em 45, então você terá usado 3 minutos e 45 segundos.

Passo 4

Aperte o botão na parte superior do cronômetro para voltar os ponteiros para a marca zero.

Lendo cronômetros digitais

Passo 1

Olhe para os dois primeiros dígitos em um cronômetro digital. Eles representam os minutos utilizados. Veja na imagem à esquerda.

Passo 2

Olhe para os outros dois grandes números após os dois pontos ":". Eles apontam os segundos usados.

Passo 3

Olhe para os dois números menores, depois dos segundos. Esses números se movem muito mais rápido, pois são os centésimos de segundo que passam.

Passo 4

Junte os três números para ter o tempo total. Por exemplo, 11:14:01 são 11 minutos, 14 segundos e um centésimo de segundo.

Passo 5

Alguns cronômetros também oferecem tempos por "voltas", em que um segundo botão é pressionado para medir cada "volta" completada. Os números são lidos exatamente da mesma maneira, no entanto, você pode ter mais de um tempo exibido. A imagem à esquerda mostra um cronômetro digital que possui "voltas": a linha de baixo é o tempo total das voltas.

Mais recentes

×