Quanto tempo leva para suculentas enraizarem?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Suculentas são plantas com habilidade natural de armazenar água para utilizar em tempos de escassez. Geralmente nativas de regiões quentes de desertos áridos e semi-desertos, algumas suculentas são comuns também em áreas que recebem chuvas esporádicas durante o ano. Embora todos os cactos sejam suculentas, nem todas as suculentas são cactos. As suculentas estão entre as plantas mais fáceis de se propagar, com caules de enraização rápida, cita Barbara Pleasant e Rosemary Kautzky em "The Complete Houseplant Survival Manual" (O manual completo de sobrevivência da planta caseira).
Tempo de enraização
Providas com as condições apropriadas de crescimento, as mudas de suculentas podem levar entre seis e oito meses para criar raízes, cita Don Burke em "The Complete Burke’s Backyard" (O jardim completo de Burke). Muitas suculentas se propagam facilmente a partir das folhas que se soltam da planta mãe. Alguns exemplos são crassulas echeveria, andromischus, sanseveria e uma ampla gama de kalanchoes.
Época de propagação sugerida
A melhor época para propagar mudas de suculentas é entre o fim da primavera e o início do verão, sugerem Pleasant e Kautzky. Mudas plantadas nessa época produzem raízes rapidamente, uma vez que este é o seu período ativo de crescimento. A temperatura ideal para a enraização é de cerca de 21 graus celsius. Seja cuidadoso ao manusear os caules ou folhas da suculenta na época de propagação, uma vez que elas são facilmente danificadas.
Meio de enraizamento
Vários meios de enraizamento podem ser usados para as mudas de suculentas. Estes incluem uma mistura de metade-metade de areia e substrato vegetal. As mudas também podem se enraizar em um substrato de boa qualidade e textura arenosa, areia pura, vermiculita ou areia fina. As yuccas se enraízam facilmente em água misturada com carvão. O curso de extensão da Universidade do Estado do Arizona também sugere o uso de pedra-pomes, uma rocha vulcânica aerada, como possível meio de enraizamento.
Método de muda
Use uma faca afiada ou uma ferramenta de corte esterelizada com álcool metílico para tirar as mudas. Faça o corte abaixo de uma junta do caule onde a folha se conecta. Deixe a muda secar por alguns dias. Quando os tecidos danificados tiverem se curado, a chance de uma infecção fúngica é menor. Mergulhe a muda em um hormônio de enraizamento para acelerar a produção de raízes, e plante a muda imediatamente em um vaso preparado. Coloque o vaso inteiro em uma sacola plástica selada, e deixe-a em um ponto aquecido, fora da exposição solar direta. Abra a sacola a cada dois ou três dias, e águe apenas o suficiente para manter as raízes meio úmidas. Remova a sacola plástica quando a muda começar a crescer.
Referências
- Tucson Cactus and Succulent Society; O que é uma suculenta? O que é um cacto?; Kevin Barber [em inglês]
- "O manual completo de sobrevivência da planta caseira"; Barbara Pleasant, Rosemary Kautzky; 2005 [em inglês]
- "O jardim completo de Burke"; Don Burke; 2005 [em inglês]
- Planta suculenta: propagação da suculenta [em inglês]
- Extensão da Universidade do Arizona: Propagação de cactos e suculentas [em inglês]
Sobre o Autor
Irum Sarfaraz is a freelance writer with over 20 years of nonfiction writing experience in newspaper op-eds and magazine writing, book editing, translating and research writing. Sarfaraz is originally from Pakistan and has been published in both American and Pakistani newspapers and magazines. She holds a Bachelor of Arts in English literature, and diplomas in nonfiction writing.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images