Como germinar as sementes de chia

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Plantas de chia (Salvia hispanica) são ervas anuais que têm sido utilizadas ​​há séculos como fonte de alimento para os povos nativos da América do Norte. Suas sementes eram torradas e moídas. Água e açúcar eram adicionados a essa farinha para criar um tipo de mingau. Hoje, as sementes de chia são utilizadas em molhos como um agente espessante. O óleo da semente é utilizado na culinária e atua como um conservante do brilho em pinturas. O óleo é claro e não fica amarelo à medida que envelhece. Os seus brotos são comidos crus em sanduíches e saladas.

Passo 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Molhe um pedaço de gaze, cobertor de bebê, saco de estopa, papel toalha ou casca de coco em água por dez minutos ou até que a superfície esteja completamente molhada. As sementes de chia crescem em qualquer meio que mantenha a umidade.

Passo 2

Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images

Coloque o meio de cultura em uma bandeja ou prato para coletar o escoamento da água. Espalhe as sementes de chia uniformemente em toda a superfície. Certifique-se de que elas não estejam tocando umas às outras ou sobrepostas.

Passo 3

Pulverize as sementes de chia com água e cubra o meio de cultura com um pedaço de plástico. Isso cria uma miniestufa e preserva a umidade. Apoie o plástico com palitos para que ele não toque nas sementes.

Passo 4

Coloque as sementes de chia em um local com pouca luz e temperatura de 21ºC. Pulverize água todos os dias até que as sementes brotem em três a cinco dias. Quando elas perderem as cascas, remova o plástico.

Passo 5

Coloque as sementes de chia em um local ensolarado. Regue pelas laterais do meio de crescimento para não danificar as plantas. Mantenha o meio de cultura com uma umidade média, nunca encharcado.

Passo 6

Corte os brotos da chia um pouco acima da superfície de plantio com uma tesoura afiada. As plantas de chia estarão prontas para a colheita assim que suas folhas estiverem totalmente abertas e verdes.

Mais recentes

×