Como lidar com o uso de um gesso

•••

Após uma lesão de algum osso ou ligamento, seu médico pode usar gesso para imobilizar um membro, agilizando o processo de cicatrização da área. Embora o material possa ser incômodo, há técnicas que podem diminuir os aborrecimentos.

Passo 1

Mantenha seu gesso seco. Embora alguns sejam feitos de fibra de vidro e permitam que o usuário nade ou tome banho, a maioria precisa ser mantida seca. Se molhá-lo permanentemente, mofo pode se formar perto da pele, aumentando o risco de infecção.

Passo 2

Cubra seu gesso com um saco plástico e feche-o com fita adesiva ou elástico antes de tomar banho. Mesmo com esta proteção no caminho, mantenha seu braço ou perna longe da água. Se tiver com perna toda engessada, precisará tomar um banho de esponja no lugar de uma chuveirada.

Passo 3

Conforme os ossos e ligamentos forem cicatrizando, você pode sentir coceira extrema, mas tente não inserir cabides, lápis ou outros objetos dentro do gesso para se coçar. Ao invés disso, bata no gesso gentil e repetidamente até que o incômodo passe.

Passo 4

Aplique gelo ao gesso caso seu médico tenha pedido, para reduzir o inchaço e dor. Coloque lascas de gelo em um saco plástico tipo ziplock e aplique-o sobre a área dolorida. Como o frescor demorará mais para penetrar pelo material, você terá que aguardar um pouco para conseguir alívio.

Passo 5

Corte a costura externa de um par de jeans e faça buracos de ambos os lados em distâncias iguais. Use cadarços super longos para amarrar a perna da calça por sobre o seu gesso. Certifique-se de escolher calças que poderão ser descartadas quando tirar o gesso.

Mais recentes

×